O Portal do Norte do Paraná
Policial

Receita Federal de Londrina apreende vinhos e azeites argentinos em ônibus

Na noite da última sexta-feira (19), a equipe da Receita Federal de Londrina interceptou um ônibus em Ibiporã, transportando grande quantidade de vinhos e azeites argentinos sem a devida documentação fiscal. 

A bordo do veículo estavam, além do motorista, duas mulheres residentes na região de Londrina. Devido à ausência de documentos e à proibição pela Anvisa da importação do azeite transportado, todos os envolvidos foram conduzidos à Polícia Federal para as devidas providências.

O azeite em questão está proibido para venda no Brasil desde 2021, conforme a Resolução RE n.º 1.303, de 30 de março de 2021, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta resolução proíbe a “comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso” de todos os lotes do “Aceite de Oliva Extravirgen Olivares del Valle Viejo”, devido a irregularidades em sua formulação e rotulagem.

“Todas as análises realizadas no produto pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) mostraram resultados insatisfatórios, não cumprindo os requisitos de composição e padrões de qualidade estabelecidos para o azeite de oliva”, destaca a resolução.

Dessa forma, os órgãos de fiscalização fronteiriços, como Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa, têm autoridade para realizar apreensões, mesmo que a compra tenha sido feita para uso pessoal e dentro das quantidades permitidas no regime de bagagem acompanhada.

Agora a Receita Federal fará uma investigação para identificar outros participantes na importação irregular desses produtos, em especial os financiadores do esquema. Essas pessoas responderão pelo perdimento da mercadoria e pelo crime de contrabando e perigo à saúde pública.

A Receita Federal reafirma seu compromisso com a fiscalização rigorosa das fronteiras e o combate ao contrabando, visando garantir a segurança fiscal e proteger a saúde pública. O trabalho também contou com o apoio da Polícia Federal.

Fonte: Tarobá News

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Homem é morte e outro detido por Policias Militares em Londrina

Casa de Ricardo Seidi é arrombada novamente

Veículo tomba após acidente no centro de Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais