O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Fila de espera por leitos de Covid-19 chega a 1.222 pacientes no Paraná: metade precisa de UTI

A fila de espera por um leito de Covid-19 em hospitais do Paraná não pára de crescer. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), neste domingo (30) 1.222 pessoas com sintomas ou positivadas para Covid-19 aguardam por um leito no Estado. É o maior número desde 19 de março. A metade deles, 616 (50,4%) precisa de uma vaga em Unidade Terapia Intensiva (UTI), ou seja estão em estado mais grave.

Após quadruplicar em maio, a fila de espera é a maior desde 19 de março. Somente nos municípios da Grande Curitiba, 359 doentes aguardam um vaga: 197 esperam um leito de enfermaria e 162 de UTI. Neste domingo, 5.886 pacientes estavam internados em hospitais paranaenses com Covid-19 ou sintomas da doença tanto na rede pública quanto na privada de saúde, outro recorde triste da pandemia no Estado.

De acordo com o levantamento da Sesa, ao menos 47 hospitais estão com 100% das UTIs lotadas no Paraná. Na Grande Curitiba, estavam neste domingo com lotação de 100% nas UTIs os seguintes hospitais com leitos exclusivos para Covid pelo SUS: Hospital São Vicente Centro, Complexo de UPAs (HIZA/Vitória/Boqueirão/Tatuquara e Vitor Ferreira do Amaral), Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Hospital São Sebastião de Lapa. Já nos hospitais com enfermarias exclusivas para o SUS, estavam com 100% de ocupação na Região Metropolitana de Curiitiba: Hospital São Vicente Centro, Instituto Madalena Sofia, Complexo de UPAs (Boa Vista, Cajuru, Campo Comprido, CIC, Pinheirinho e Sítio Cercado), Hospital do Trabalhador, Hospital de Reabilitação e Hospital Angelina Caron.

O último boletim da prefeitura de Curitiba, no sábado (29), indicava que não havia mais leitos livres de UTI SUS para Covid. A taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 estava em 104%. Já a taxa de ocupação das vagas de enfermarias SUS covid-19 estava em 96%. A SMS esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (30) mais 2.399 casos confirmados e 28 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.86.288 casos confirmados e 26.250 óbitos. A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 28 pacientes. São 12 mulheres e 16 homens, com idades que variam de 0 a 90 anos. Os óbitos ocorreram de 24 de maio de 2021 a 30 de maio de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Guarapuava (8), Cascavel (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Adrianópolis, Ampére, Assis Chateaubriand, Coronel Vivida, Guaíra, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Mariluz, Maringá, Palmas, Rio Azul, Santa Tereza do Oeste, São Jorge d’Oeste, São José dos Pinhais, Tapejara, Terra Roxa, Uraí, Vera Cruz do Oeste.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Fábrica clandestina de álcool gel é descoberta na Região de Curitiba

Mudanças no Nota Paraná alteram repasses de créditos de ICMS para entidades assistenciais

Detran-PR capacita profissionais de clínicas credenciadas para atender autistas

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais