O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Covid-19: Paraná fecha nove dos 638 colégios estaduais reabertos e suspende aulas presenciais em 135 turmas, diz secretaria

Dos 638 colégios estaduais que retomaram as aulas presenciais, no Paraná, nove precisaram fechar após a confirmação de casos de Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Até sexta-feira (28), 135 turmas tiveram as aulas suspensas.

O Paraná retomou o ensino presencial, por meio do modelo híbrido, no dia 10 de maio. Desde então, o governo vem reabrindo as escolas aos poucos. Ao todo, o estado tem mais de 2,1 mil instituições.

A Seed informou que o fechamento temporário faz parte de resoluções e orientações sanitárias para manter as escolas como ambientes seguros.

Até agora, segundo a secretaria, 102 alunos, 112 professores e 76 funcionários de colégios foram diagnosticados com o novo coronavírus.

Segundo a secretaria, a suspensão das aulas acontece por 10 dias, após a confirmação dos casos. Após este período, as atividades são retomadas.

A maior parte das escolas estado continua com o ensino remoto. Além disso, o retorno presencial, no modelo híbrido, é facultativo. Os responsáveis pelos alunos podem enviá-los para os colégios ou mantê-los estudando em casa.

Atualmente o Paraná tem mais de 1 milhão de alunos matriculados na rede pública de ensino. Destes, mais de 40 mil retornaram às salas de aula.

 Protocolos de segurança

O modelo híbrido prevê que parte das aulas aconteçam presencialmente e outra parte pela internet. Segundo o governo, as salas de aula onde o modelo hibrido for realizado estarão equipadas com acesso à internet e computador.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, também serão seguidos os seguintes protocolos:

  • Distanciamento de 1,5 metro entre os alunos;
  • Disponibilização de álcool em gel para estudantes e funcionários das escolas;
  • Uso obrigatório de máscara dentro do colégio;
  • Aferição de temperatura na entrada das escolas;
  • Termo de autorização assinado pelo responsável legal.

Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, os alunos que não têm estrutura de internet para acompanhar as aulas pela internet de casa serão priorizados para as atividades presenciais.

Com informações:G1/PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná ajuda atendimentos em Santa Catarina com bombeiros e helicóptero

Cobra News (User)

Quase 100 mil pessoas no Paraná já foram vacinadas contra a Covid-19 no Paraná

Sanepar alerta população para risco de abrir tampas de rede de esgoto durante temporais

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais