O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Detran-PR capacita profissionais de clínicas credenciadas para atender autistas

Profissionais das 448 clínicas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) já participaram de uma capacitação para atendimento as pessoas autistas no processo de habilitação – são cerca de 300 médicos e 350 psicólogos nesse trabalho. O curso foi viabilizado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) em parceria com a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas – Onda Autismo.

O intuito é que o Detran-PR, em uma iniciativa inédita no Brasil, preste um atendimento cada vez mais inclusivo e qualificado à população, tratando as pessoas com suas diferenças e especificidades, incluindo aquelas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A iniciativa do Detran é louvável. Afinal, precisamos aprender sempre a melhor forma de atendimento, respeitando as especificidades de cada pessoa. E o conhecimento adquirido não vai apenas interferir no profissional, mas levaremos para a vida”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

“O Detran tem sido um órgão pioneiro na busca da inclusão. Capacitamos estes profissionais para dar legitimidade, segurança e garantia aos condutores, aos serviços, com tratamento adequado. É muito gratificante fazer parte desta ação. De mãos dadas buscamos soluções e o fortalecimento para honrar o cuidado com os paranaenses”, afirma o chefe de gabinete do Detran-PR, Ismael Oliveira.

INCLUSÃO – Os exames de aptidão física e mental estabelecidos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como a avaliação psicológica, são idênticos para qualquer pessoa. O mesmo vale para os testes prático e teórico, além de outras etapas do processo. O candidato é aprovado desde que demonstre as habilidades necessárias para conduzir veículo automotor.

AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Covid-19: Paraná chega a 31.856 mortes e 1.309.098 casos confirmados

Beto Richa é preso novamente; desta vez, por desvios em obras de escolas no Paraná

Saúde alerta sobre nova cepa da Covid-19 e reforça medidas preventivas contra a doença

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais