O Portal do Norte do Paraná
Região

Câmeras flagraram 171 infrações de trânsito por dia em Arapongas

Por dia, mais de 171 infrações de trânsito foram registradas pelas câmeras de monitoramento instaladas em cruzamentos de Arapongas. Levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) revela que entre outubro e dezembro do ano passado, os equipamentos registraram mais de 15,8 mil infrações por avanço do sinal vermelho e faixa de pedestres. O número de autuações corresponde a 68% do total das 22.955 multas lavradas naquele ano inteiro, que inclui flagrantes feitos por agentes de trânsito, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM). As infrações envolvem todo o tipo de situação, desde não pagamento de IPVA, motorista sem CNH, estacionamento irregular, entre outras. Assista o vídeo no fim do texto.

“Já esperávamos que no início teria um aumento nas notificações de trânsito e com o passar do tempo, com as orientações e as campanhas de divulgação os números cairiam, e foi isso que aconteceu. Neste ano as autuações estão em queda”, assinala o secretário da Sestran, Paulo Sérgio Argati.

Segundo ele, após a instalação dos equipamentos o número de acidentes no perímetro urbano caiu. No ano passado, Arapongas registrou 891 acidentes contra 894 em 2022. Já o número de mortes caiu de 14 para 8, queda de 43%. Redução também no número de feridos, sendo 471 em 2022 e 418 em 2023 (-11%). Já os atropelamentos caíram de 40 para 27 em 2023, um recuo de 32,5%.

“A avaliação é muito positiva, porque realmente atingiu os nossos objetivos que era a diminuição dos acidentes e temos conseguido diminuir os acidentes em toda cidade, mesmo nos locais onde não tem os equipamentos instalados”, afirma.

Os equipamentos foram instalados em outubro do ano passado. São 17 sensores de monitoramento OCR, com sistema para detectar infrações, como por exemplo, o avanço do sinal vermelho ou paradas sobre a faixa de contenção e faixa de pedestres. Além disso, detecta também carros com registros de furto ou roubo, gerando um alerta nas centrais de Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Cada um dos sensores conta com três câmeras (uma para registro de avanço de sinal, outra para monitoramento de veículos em situação de roubo ou furto e uma terceira com monitoramento 24h em todos os cruzamentos). Segundo Argati, ainda não há previsão de instalação em novos pontos. “Por enquanto não, mas é possível, de acordo com o aumento da frota e a necessidade de fiscalizar o trânsito”, assinala.

Projetos

A prefeitura também investe em campanhas de educação no trânsito com o objetivo de mudar a cultura dos motoristas com palestras educativas em empresas e blitz em diversos pontos da cidade. Os projetos também focam nos futuros motoristas com atividades nas escolas desde a primeira infância e por meio da Escolinha de Trânsito e Cidadania onde são ministradas aulas aos alunos dos 3º anos do ensino fundamental das Escolas Municipais e Particulares.

Em 2023, a prefeitura municipal investiu mais de R$ 3,5 milhões em melhorias no trânsito com pintura viária, sinalização horizontal e vertical, instalação de equipamentos, veículos para os servidores, entre outros investimentos.

Fonte: TN Online

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Nacional Atlético Clube briga na justiça para disputar final em Rolândia

Cobra News (User)

Sentença do caso da falsa enfermeira de Apucarana deve sair em 30 dias

Hospital Psiquiátrico de Maringá é interditado após surto de coronavírus

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais