O Portal do Norte do Paraná
ParanáRegião

Unidades Básicas de Saúde intensificam ações preventivas para a saúde da mulher em Londrina

Ao longo do mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove, diversas ações voltadas à saúde da mulher. A iniciativa integra também a campanha Março Lilás, de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão intensificando as coletas de Citologia Oncótica (CO), também chamado de Papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo do útero. Também são realizadas avaliação clínica das mamas, para diagnóstico do câncer de mama.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove, durante todo o mês, diversas ações voltadas à saúde da mulher. A iniciativa integra o Mês da Mulher e o Março Lilás, campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. Com isso, dentro de suas capacidades, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão intensificando as agendas de coleta de Citologia Oncótica (CO), também chamado de Papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo uterino, bem como realizando avaliação clínica das mamas, visando prevenir o câncer de mama.

O público-alvo são mulheres com maior risco para incidência dos cânceres de mama e de colo de útero, que são as com idade entre 50 e 69 anos (câncer de mama) e entre 25 e 64 anos (câncer de colo uterino). O exame de mamografia pode ser antecipado para pessoas a partir de 40 anos ou 35 anos, quando houver histórico familiar de câncer de mama ou ovário, bem como sinais de alteração ao exame físico

De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora de Saúde da Mulher, na Atenção Primária da SMS, Priscila Colmiran, a usuária pode agendar as avaliações na unidade de sua referência, pessoalmente ou por telefone. “Já a mamografia é agendada conforme faixa etária da paciente e os critérios de risco. Quando necessário, o agendamento é feito na unidade para o laboratório de referência do Município”, informou.

Dentro da programação, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, haverá um Café da Manhã na UBS do Carnascialli. Além disso, a UBS do Novo Amparo abriu 10 vagas a mais para coleta do Papanicolaou nas quartas e sextas-feiras e, na próxima semana, dia 17, haverá entrega de folders e orientações para as mulheres.

A coordenadora de Saúde da Mulher também enfatizou que é fundamental que a mulher mantenha sua rotina de exames e fique atenta aos sinais e sintomas que o corpo pode dar. “O câncer de colo de útero, quando diagnosticado no início, tem quase 100% de chances de cura e o exame de rastreio é a coleta do preventivo, o Papanicolau”, informou.

Via Ncom Londrina

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Coronavírus: Paraná chega a 199.785 casos confirmados e 4.951 mortes

Paraná registra mais 187 casos de dengue, aumento de 48% em uma semana

Cobra News (User)

Paraná registra mais 82 mortes por Covid e chega a 36.553 óbitos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais