O Portal do Norte do Paraná
Região

Servidores da educação de Rolândia passam por capacitação durante o isolamento social

Professores e outros profissionais da Secretaria de Educação de Rolândia estão fazendo um curso de formação online para alfabetizadores disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) dentro do programa Tempo de Aprender. As aulas são ministradas na plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação). A adesão ao curso foi assinada pelo município. O objetivo do MEC é amenizar os impactos da pandemia na educação por meio de algumas ações e, entre elas, os cursos de formação online para educadores.

Para o secretário de Educação de Rolândia, Waldemar Moraes, “a Formação Continuada é um dos pilares de melhoria da educação, tendo em vista que o conhecimento e práticas pedagógicas, melhora o desempenho tanto dos alunos como dos docentes que se sentem mais preparados a ensinar”.

A diretora pedagógica da Secretaria, Silvia Unbehaun Püschel, que já está realizando o curso com outros membros da equipe, relata que “o curso é muito bom, pois os módulos de estudo são baseados na ciência cognitiva da leitura que são elementos essenciais para a boa alfabetização das crianças”. Segundo Silvia, antes é necessário que a criança aprenda a ler e a escrever, para depois ler e escrever a fim de aprender.

Sobre o curso

O curso, que se insere no âmbito do programa Tempo de Aprender, é uma iniciativa do Governo Federal junto às secretarias de educação estaduais e municipais para a melhoria da qualidade da aprendizagem na alfabetização.

A iniciativa é uma forma de o Governo Federal cumprir o disposto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), e que também está presente no Plano Municipal de Educação (PME). A meta é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Uma das novidades é que o curso tem seu foco tanto na pré-escola – fase em que a criança adquire habilidades necessárias para ser alfabetizada – quanto no 1º e 2º ano do ensino fundamental, período em que se concretiza efetivamente o processo de alfabetização. Entre os módulos de estudo estão: Introdução; Aprendendo a ouvir; Conhecimento alfabético; Fluência; Vocabulário; Compreensão e Produção de Escrita.

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

PROFIS em Rolândia já esta em vigor com descontos de juros e multas

Cobra News (User)

Cartão Bolsa Rolândia será distribuído no final do mês, primeira parcela vai ser paga dia 31 de março

“Uso da máscara continua”, afirma secretário Beto Preto

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais