O Portal do Norte do Paraná
RegiãoEventos

Sema promove atividades do Dia do Turismo Ecológico nesta semana em Londrina

Com o objetivo de fomentar a prática do turismo ecológico em Londrina e capacitar profissionais para essa área, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promove, nesta semana, uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Turismo Ecológico, celebrado em 1º de março.

A programação tem início na quarta-feira (1º), das 15h às 17h, com uma capacitação que trará orientações sobre como receber o turista com deficiência ou mobilidade reduzida. Conduzida no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza), a atividade será ministrada pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Ghislaine da Silveira.

Com 40 vagas disponíveis, a oficina é aberta aos servidores municipais, e os interessados podem fazer suas inscrições por meio do número de telefone (43) 3372-4768, que também atende pelo WhatsApp.

Conforme a gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani, o objetivo da ação, além de capacitar profissionais, é promover um debate sobre as necessidades das pessoas com deficiências, no que diz respeito ao turismo. “Queremos discutir ideias sobre melhorias que podemos implantar no Parque Arthur Thomas, no sentido de tornar a unidade mais acessível para as pessoas com deficiências. Além disso, também pretendemos debater como adaptar nossas ações de educação ambiental para esse público”, disse.

Outras atividades – Na sexta-feira (3), das 7h30 às 9h, será promovida uma caminhada com um grupo composto por pessoas idosas integrantes da Igreja o Brasil para Cristo ou usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Piza.

Coordenados pela enfermeira Andrea Coelho, os participantes sairão da Igreja o Brasil para Cristo (Avenida José Ventura Pinto, 1.107) e vão até o Parque Arthur Thomas. Além da caminhada, também haverá atividades de ecoterapia, envolvendo dança circular, alongamento e meditação.

Para o sábado (4), caso o clima esteja favorável, está prevista uma programação repleta de atrações – todas gratuitas e abertas à comunidade – no Parque Arthur Thomas. Às 11h, será realizada uma aula de Pilates em frente ao lago da unidade, sob coordenação de Barbara Silvia. Na sequência, das 14h às 17h, haverá feiras de alimentação e artesanato dos grupos da Economia Solidária e do Coletivo Black Divas, nas proximidades da lanchonete do Parque. Nesse mesmo período, serão realizadas contações de histórias para crianças no ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental e, às 16h, haverá uma aula de dança com as instrutoras Carol Macário e Janaína Amarante.

As atividades incluem, ainda, trilhas pelo Parque Arthur Thomas monitoradas pelas equipes da Sema (com saídas às 15h e às 16h) e um abraço no lago da unidade organizado pelo Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz).

De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, o turismo ecológico é uma tendência que vem se consolidando cada vez mais no mundo, e Londrina tem bastante potencial para se desenvolver nessa área. “Temos vários lagos e parques na cidade, e as pessoas aproveitam esses lugares para fazer exercícios, relaxar e conhecer melhor a natureza, trabalhando a sua consciência ambiental. Isso sem contar que o turismo também traz ganhos econômicos, porque muita gente vem de outras cidades para passear aqui. Por isso, queremos promover cada vez mais o turismo ecológico, e essa é uma das razões, inclusive, pela qual faremos uma grande revitalização no Parque Arthur Thomas”, destacou.

Via Ncom Londrina

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Ação em Londrina disponibiliza 10 mil doses de vacina contra a gripe

Caminhão carregado com batata doce tomba na PR-445

Londrina tem mais de 60% dos leitos de UTI ocupados e passa de 600 casos

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais