O Portal do Norte do Paraná
Região

Ação em Londrina disponibiliza 10 mil doses de vacina contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe exclusiva para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) terminou na última sexta-feira (31). Sobraram doses da vacina e o MS anunciou a ampliação da campanha para toda a população.

Em Londrina, 10 mil doses da vacina serão disponibilizadas para a população em uma ação centralizada que será no próximo sábado (8), na Policlínica na Rua Benjamin Constant, 500, centro. As doses serão aplicadas a partir das 8h até as 18h ou enquanto durarem os estoques.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue a orientação do Ministério da Saúde, que busca atingir 90% de cobertura vacinal. A informação foi repassada pelo secretário da pasta, Felippe Machado, em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (31).

Durante a ação centralizada, o público-alvo não terá mais prioridade e as doses serão aplicadas por ordem de chegada. “Ainda falta conscientização das pessoas sobre a importância da vacina. Já tivemos um óbito registrado na cidade, em decorrência da influenza, e com a chegada do inverno nós observamos um grande aumento na procura pelas unidades de saúde, em decorrência de doenças respiratórias, e muitas destas pessoas poderiam estar vacinadas”, ressaltou Machado.

Segundo dados da SMS, até a última quinta-feira (30), 135.581 pessoas foram vacinadas contra influenza em Londrina, as quais representam 80,64% da meta total de 168.124 cidadãos. De acordo com o secretário, o município teve dificuldades para vacinar as gestantes, as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, e puérperas, nesta campanha. “Atingimos uma média de 60% de cobertura, nestes três grupos, de uma meta de pelo menos 90%”, informou.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1, e é contraindicada para bebês menores de seis meses. Ela não causa a gripe e a relação completa de comorbidades com indicação para receber a dose pode conferida na Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, na página 15.

Com informações da N.com

Foto ilustrativa

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Arapongas registra 15 novos casos de coronavírus

Funcionária acusa CEO de construtora de Londrina de levá-la ao motel contra sua vontade

Cobra News (User)

Mais duas mortes são registradas em Londrina por Covid-19

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais