O Portal do Norte do Paraná
Região

Sanepar afirma que obra em distrito não é clandestina

Durante essa semana, uma postagem na rede social Facebook teve muita repercussão entre os perfis de moradores de Rolândia. A publicação foi feita na quinta-feira (14) à tarde por uma moradora.

Segundo afirmado no post, a moradora havia visitado o local onde a Sanepar estaria realizando uma obra clandestina dentro do município. De acordo com a moradora, a obra compreende um reservatório com capacidade para 400 mil litros de água e a Companhia de Saneamento perfurou quatro poços artesianos.

As informações publicadas relatam que a construção não tem alvará e a água retirada dos poços e armazenada no reservatório seria para atender os municípios de Arapongas, Apucarana e Sabáudia.

 

Reprodução/Facebook

 

A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Sanepar e a empresa afirmou, por meio de nota, que a obra não é clandestina. A Companhia de Saneamento também prestou esclarecimentos acerca da construção e relatou os investimentos que estão sendo realizados em Rolândia.

Leia a nota, na íntegra:

 

“Obra para atender moradores do distrito Campinho, em Arapongas

 

A Sanepar irá protocolar, na próxima semana, documentos em atendimento ao pedido do Munícipio de Rolândia em relação à obra de operacionalização do poço que atenderá o Distrito Campinho, em Arapongas.

A perfuração deste poço é objeto de carta de anuência emitida pela Prefeitura de Rolândia em 2012. A declaração explicita a finalidade de atendimento ao município vizinho e a ausência de qualquer impedimento legal.

A Sanepar irá apresentar também documentos emitidos pelo Instituto Ambiental do Paraná e pelo Instituto das Águas do Paraná referentes à obra de operacionalização do poço, implantação de adutora e instalação de um novo reservatório, interligando ao já existente.

Quanto ao abastecimento da cidade de Rolândia

Mais de R$ 5 milhões, entre recursos da Caixa e da própria Sanepar, serão aplicados ainda neste ano no sistema de abastecimento de água de Rolândia. São obras de melhorias nas captações dos ribeirões Ema e Jaú; construção de duas novas estações elevatórias, nova linha de adutora e instalação de um moderno reservatório de aço vitrificado, com capacidade para 1 milhão de litros de água.

Essas obras garantem melhor distribuição de água na região do Parque Industrial Roland, dos jardins Cidade Nova I e II, Nobre I, II, III, IV e V, além das mais de 1.200 moradias de conjuntos habitacionais como Aida Nogueira Gonçalves, Tomie Nagatani e José Perazolo.

Também faz parte do empreendimento a substituição de 8 km de rede de distribuição, de ferro por PVC, na região central da cidade.

Além disso, o Município de Rolândia integra o Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos (PDRH) para a Região Norte do Estado do Paraná, desenvolvido pela Sanepar visando o abastecimento das cidades do eixo Londrina-Maringá.

Este estudo contempla o horizonte de 50 anos e a universalização do saneamento na região e, ainda, indica a condição estratégica de atendimento de Rolândia com a água do Rio Tibagi. Isto significa que a cidade será integrada ao sistema que hoje já atende Londrina e Cambé.  Este projeto está pronto e a Sanepar está em busca de recursos para executá-lo nos próximos cinco anos.”

 

Fotos: Reprodução/Post Facebook

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Padre Francisco Proske, de Arapongas, faleceu hoje (12)

Paraná Rosa em Ação realizou 8.394 atendimentos em Londrina

Cobra News (User)

Eventos no Museu Municipal celebram os 76 anos de Rolândia nesta terça-feira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais