O Portal do Norte do Paraná
Região

Rolândia:MP pede correção em decreto sobre reabertura de comércio

O Ministério Público do Paraná encaminhou na noite desta sexta-feira (17) um ofício à Prefeitura de Rolândia para que faça a retificação do Decreto 105/2020 que autoriza a retomada das atividades do comércio considerado não essencial a partir deste sábado (18).

A 3ª Promotoria de Justiça de Rolândia pede que a Prefeitura edite um novo ato em que deixe de mencionar a participação do Ministério Público na elaboração e aprovação da proposta de flexibilização das medidas de isolamento social até então vigentes na cidade.

Segundo o MP, a prefeitura faz menção à atuação da Promotoria de Justiça na redação da estratégia, o que não corresponde à verdade.

Ainda de acordo com o MP, a prefeitura encaminhou a proposta de relaxamento das medidas de isolamento social para apreciação e deliberação por parte da Promotoria de Justiça.

No entanto, na ocasião, foi informado ao prefeito que não cabe ao Ministério Público, enquanto órgão fiscal da lei, a apreciação ou deliberação sobre assuntos de competência exclusiva do chefe do Executivo.

A Promotoria de Justiça alertou que todos os atos da gestão do Município devem, obrigatoriamente, ser alicerçados e precedidos de rigorosa análise técnica sanitária com posicionamento da Regional da Secretaria Estadual de Saúde, bem como embasados em evidências científicas, o que não ocorreu na situação.

De acordo com a Promotoria de Justiça, o documento acabou por “induzir a população à falsa percepção de que houve participação na elaboração ou mesmo a aprovação do citado Plano de Enfrentamento da COVID- 19, o que não condiz com a realidade”.

Foi concedido prazo de 24 horas para a devida retificação, sob pena de ajuizamento de medida judicial cabível. O Ministério Público do Paraná reforça que a instituição segue com a orientação geral às Promotorias de Justiça em todo o estado para que promovam medidas dirigidas a garantir que sejam observadas as determinações sanitárias estadual e federal de manutenção da política de isolamento social como forma de conter o avanço do coronavírus.

Com informações:MP

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Eleições 2020: Seis candidatos disputam a prefeitura de Cambé

Homem é preso após agredir mulher em Londrina

Briga em Colégio Cívico Militar de Cambé acaba com jovem disparando para o alto

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais