O Portal do Norte do Paraná
Policial

Rebelião é registrada na Penitenciária Estadual de Londrina

De acordo com a PM, os detentos renderam um agente que havia ido retirar um preso, que disse estar com mal-estar. Situação aconteceu na noite de sábado (25).

Presos da Penitenciária Estadual de Londrina 1 (PEL1), no norte do Paraná, fizeram uma rebelião na noite de sábado (25).

De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM) Renan Taguchi, os detentos renderam um agente que havia ido retirar um preso, que disse estar com mal-estar. Isso aconteceu por volta das 19h.

Os detentos, segundo o tenente, alegaram risco de vida e pediram transferência para Curitiba. O tenente disse que oito foram transferidos ainda no sábado.

Todos eles estavam em uma cela. O 9º preso da cela quis ficar, conforme o tenente. Nenhuma outra cela ou galeria aderiu ao motim.

O juiz da Vara de Execuções Penais foi até a PEL1 para negociar com os detentos rebelados. Eles se renderam.

O que diz o Depen

O coordenador do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen-PR) em Londrina, Reginal Peixoto, afirmou que a causa da rebelião foi um pente-fino realizado na cela na sexta-feira (24).

Na ocasião, de acordo com Peixoto, foram apreendidos dois celulares e, por isso, os presos fizeram essa retaliação. Peixoto explicou que o pente-fino foi pontual, depois de denúncias, e não atingiu toda a cadeia.

Ainda segundo Peixoto, o preso fingiu estar passando para que os os agentes entrassem na cela para levá-lo ao atendimento médico. Apenas um agente foi rendido.

O coordenador do Depen informou que a PEL1 tem 630 vagas e que, atualmente, 740 vivem abrigados ali. Ele disse que a situação não é considerada de superlotação.

Oito presos foram transferidos da PEL1 ainda no sábado (25) — Foto: Fábio Silveira/RPC

Oito presos foram transferidos da PEL1 ainda no sábado (25) — Foto: Fábio Silveira/RPC

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Via G1 Paraná

Postagens relacionadas

É crime: Casal é preso por queimada em fundo de vale em Londrina

Homem é encontrado com faca cravada no peito em Ibiporã

Sete estabelecimentos são notificados e dois interditados em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais