O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura de Londrina promove campanha contra o abandono de animais

Foi lançada em Londrina, na última terça-feira (10), a Campanha Dezembro Verde, que envolve ações educativas e de conscientização contra o abandono de animais. A Campanha foi lançada pelo prefeito Marcelo Belinati, em conjunto com o secretário municipal de Ambiente, José Roberto Behrend e a vereadora Daniele Ziober.

O secretário municipal do Ambiente (SEMA), José Roberto Behrend, explicou que a campanha está sendo desenvolvida em dezembro, porque neste mês e em janeiro são aqueles com os maiores índices de abandono de animais na cidade. Isso porque, segundo ele, no período das férias a população tende a realizar viagens, mudança de endereço ou de imóvel, e por esses e outros motivos acabam deixando os animais domésticos para trás.

Durante as próximas semanas, várias ações educativas e de reflexão sobre o abandono de animais e maus-tratos serão colocadas em prática, conforme prevê a Lei Municipal 12.849/2019, que instituiu na cidade o Dezembro Verde. “A gente precisa conscientizar a população que o animal não é coisa e não pode ser abandonado. O abandono é crime acometido em lei federal e passível de punição”, frisou a vereadora.

A intenção é realizar panfletagens em diversos pontos com grande circulação de pessoas, como os maiores centros comerciais de Londrina. Para isso, a iniciativa contará com a ajuda das Organizações Não Governamentais, dos protetores de animais e dos servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) e voluntários. Aqueles que quiserem ajudar, podem se prontificar telefonando para o gabinete da vereadora, na Câmara Municipal, pelo (43) 3374-1300.

A primeira ação será nesta quinta-feira (12), a partir das 17 horas, nas catracas do Catuaí Shopping Londrina. No domingo (15), o grupo deve fazer a orientação na Feira da Avenida Saul Elkind. Continuando a programação, na próxima semana, eles devem visitar o Boulevard Londrina Shopping; Londrina Norte Shopping, o Royal Plaza Shopping e o Calçadão de Londrina. Além disso, cinco ônibus do transporte coletivo vão percorrer a cidade, plotados com anúncios da campanha Dezembro Verde.

Castração

Além de combater o abandono, o Dezembro Verde ressalta a importância da castração dos animais, que coíbe a superpopulação e traz benefícios diretos para a saúde de cães e gatos. Reforça também a posse responsável, baseada no respeito com a vida dos animais.

O Censo Animal realizado por alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre 2014 e 2015, identificou que Londrina possuía uma população de 192 mil cachorros, equivalente a um cão para cada quatro habitantes. Contabilizando os gatos, o número salta para 220 mil animais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como ideal a proporção de um cão para cada sete pessoas.

Fiscalização

Abandonar o animal doméstico é crime ambiental de maus-tratos, conforme o Código de Posturas do Município, Código Ambiental Municipal, a lei federal nº 9.605/98, e o decreto federal 6.514/2008. ”Quem presenciar ou identificar o abandono de animal pode encaminhar à SEMA uma foto ou filmagem, pelo WhatsApp, que faremos a checagem. O proprietário é localizado e responsabilizado por bancar o tratamento deste animal, inclusive com aplicação de multa”, destacou Behrend.

A denúncia pode ser feita por qualquer cidadão pelo telefone (43) 99994-8677. Desde junho, a SEMA efetuou 614 fiscalizações de maus-tratos de animais. “A campanha Dezembro Verde vem sensibilizar a população, pois durante este mês há muita ocorrência de abandono dos animais, seja preso em casa sem alimentação, proteção e água, ou solto nas ruas. É um número expressivo, e muitos são de abandono de cães deixados nas residências. Por isso, em 2020, planejamos a realização de feiras mensais de adoção, cursos e palestras para ensinar os cuidadores sobre a posse responsável”, antecipou a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Graziella Santana Damante.

Informações: N.com

Foto ilustrativa/Pixabay

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Coronavírus: Casos suspeitos em Londrina mais que dobram em 24h

Adolescente de 13 anos morre após se afogar em córrego no Paraná

Cobra News (User)

Contra motos barulhentas, Londrina terá projeto de lei para multar motociclistas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais