O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura de Cambé solicita cancelas na linha férrea

A Prefeitura Municipal de Cambé enviou uma notificação extrajudicial à empresa Rumo Logística, responsável pelo transporte ferroviário na região, para que a empresa providencie cancelas nas passagens de trem ao longo da cidade.

A linha férrea que cruza o município está sob concessão e responsabilidade da empresa. Através do aviso, a Prefeitura exige que a concessionária também desenvolva projetos e obras para garantir a segurança da população no entorno e nos cruzamentos da linha férrea nos próximos três meses.

Na extensão do município, existem 10 transposições em nível da linha e uma trincheira. De acordo com a notificação, esses cruzamentos representam perigo para pedestres e para motoristas. Em 2009, uma menina de 11 anos e outra de 12 anos morreram ao tentar cruzar a linha do trem ao sair da escola. E em 2021, um idoso morreu atravessando a linha férrea.

“A morte das meninas e do idoso mostra como é arriscado termos essas passagens sem ne-nhum dispositivo de segurança alertando que há um trem vindo. Nós vamos trabalhar para que a empresa promova todas as medidas ne-cessárias para conter o perigo que ela causa, e se ela não fizer vou pedir ajuda na justiça para que o Poder Judiciário determine que a Rumo faça as cancelas”, garante o prefeito Conrado Scheller.

Segundo o Artigo 50 da Lei do Transporte Ferroviário, a operadora ferroviária é responsável pelos dispositivos de segurança ao longo das suas faixas de domínio.

Por isso, o município solicita que a concessionária da linha diminua os riscos causados por ela por meio de cancelas nas transposições de trem do município.

Assessoria

Sintonize FM 107.1

Postagens relacionadas

Ratinho Junior anuncia delegacia da mulher 24 horas e viadutos

Comércio volta a fechar a partir de segunda-feira em Londrina

Distrito da Warta terá nova escola municipal

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais