O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Plataforma ajuda a encontrar posto para descarte de medicamentos

Muitas vezes não utilizamos todos os remédios prescritos pelo médico quando estamos doentes e guardamos as sobras das cartelas para alguma outra ocasião. No entanto, os medicamentos ficam guardados por tanto tempo que acabam perdendo a validade. O que fazer com eles?

Jogar remédios vencidos ou sobras no lixo comum traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. As substâncias químicas contaminam o solo e a água, podendo afetar peixes e outros organismos vivos que servem como base de alimentação para as pessoas. O procedimento também coloca em risco pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores.

O Brasil é o sexto maior mercado de medicamentos do mundo, segundo dados de 2017 da IQVIA, multinacional que atende às indústrias combinadas de tecnologia de informação em saúde. Por ano, estima-se que sejam produzidas mais de 10 mil toneladas desse tipo de resíduo, conforme dados da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).  A empresa Roche, em parceria com o portal eCycle, desenvolveu uma plataforma que ajuda o consumidor a descobrir o lugar mais próximo de coleta de medicamentos vencidos. Para localizar o endereço, basta incluir o CEP de onde você está no site e o sistema faz um mapeamento dos pontos de descarte mais próximos ao usuário. De acordo com dados da Roche, em 2018, a procura por esse tipo de serviço cresceu 190% em relação ao ano anterior.

Na plataforma é possível ainda esclarecer algumas dúvidas, como dicas para acumular o mínimo possível de medicamentos para descarte e o que é feito com os produtos descartados. A maioria dos remédios vencidos e produtos químicos, por exemplo, é incinerada em usinas preparadas ambientalmente para isso.

Serviço

Para descobrir o ponto de coleta para descarte de remédios vencidos mais próximo, consulte o endereço eletrônico.

Por Agência Estado

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mega-Sena, concurso 2.418: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 10,5 milhões

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, MG; Bombeiros confirmam 7 mortos e 150 desaparecidos

Cobra News (User)

Brasil registra pior alta na média móvel de casos de Covid desde março

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais