O Portal do Norte do Paraná
Região

Parque Ney Braga sediará escritório do consulado da Alemanha em Londrina

Em breve, o Parque Ney Braga, sede da Sociedade Rural do Paraná, contará com um escritório do Consulado da Alemanha. A novidade foi oficializada na noite desta quarta-feira (7), durante a cerimônia de posse do novo Cônsul Honorário da Alemanha em Londrina, Ricardo Neukichner. Ele sucede Adrian von Treuenfels, que permaneceu no cargo por mais de 20 anos em Rolândia.

Com o objetivo de representar a Alemanha na região, fortalecendo as relações bilaterais entre Brasil e Alemanha, o escritório atuará na integração do comércio, indústria, educação e agronegócio, por meio de parcerias, cooperação, investimentos e programas de estudo.

Para Marcelo Janene El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná, a vinda do escritório para o Parque é extremamente positiva, já que o agronegócio é uma das principais pautas tratadas na relação entre os dois governos.

“Essa parceria que estamos construindo com o Consulado vem para somar à nossa missão de promover e fortalecer o setor no país e no mundo. A Alemanha é a quinta parceira comercial do agronegócio brasileiro no mundo, então estreitar laços e fomentar novos projetos de investimentos é fundamental. Com o Consulado, teremos um parceiro e um caminho assertivo para atrair novas oportunidades e projetos de investimentos para o Estado”, destaca El-Kadre.

Segundo Neukichner, que é também diretor da SRP, o destaque que a região tem no agronegócio mundial, cria um ambiente propício para uma aproximação ainda mais estratégica para ambos os países. “A parceria entre o Consulado Honorário da Alemanha e a Sociedade Rural do Paraná se firmou exatamente para agilizar esse processo no nosso Estado e principalmente no Norte do Paraná, buscando o desenvolvimento regional e incremento de novas tecnologias”, ressalta o novo Cônsul.

Entre as principais atribuições do escritório estão o oferecimento de serviços consulares como a emissão de passaporte alemão, certidões de casamento, atestados, autenticações e outros documentos a estrangeiros aqui residentes, bem como seus descendentes; a promoção da transferência de informações e tecnologias que possam interessar ambos os países; a disseminação ao conhecimento de todos os benefícios que a integração e o intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha podem trazer para ambas as comunidades; e o acolhimento de comitivas de empresários e agricultores que desejam conhecer a região para trocar experiências pessoais ou que estejam em busca de um local para instalar suas empresas no Brasil.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destaca que a transferência de uma sede do Consulado da Alemanha para a cidade é uma excelente novidade que reforça, ainda mais, Londrina como uma referência estratégica de grande importância no Paraná.

“Cidadãos de várias partes poderão ser atendidos pelos serviços dessa nova representação que vem para somar com a cidade em um momento de crescimento que estamos vivendo hoje. Londrina vem estreitando relações com cidades e países de diferentes partes do mundo, o que amplia os horizontes diplomáticos para fortalecermos a troca de experiências em áreas importantes como educação, cultura, lazer, economia, turismo e outras. Estamos à disposição para colaborar e a Prefeitura pretende manter cooperações e projetos em comum”, afirma Belinati.

Na cerimônia de posse participaram cerca de 100 convidados e diversas autoridades da região e do Estado.

FUNCIONAMENTO

Com a vinda para o Parque prevista apenas após a 62ª ExpoLondrina, em abril, o escritório segue funcionando em Rolândia até lá – Av. Expedicionários, 342 – Centro, Rolândia.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Justiça notifica integrantes do MST sobre desapropriação de fazenda da região

Cobra News (User)

Adolescente de 17 anos morre após atropelar cavalo na PR-519, em Bandeirantes

Cobra News (User)

Rolândia realiza última repescagem de vacinação em primeira dose nesta quinta-feira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais