O Portal do Norte do Paraná
Região

“Minuto de silêncio” na Câmara de Londrina lembrou mulheres vítimas de violência

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher e a Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina coordenaram no início da sessão ordinária de ontem (7) um ato público para chamar a atenção sobre a violência contra a população feminina.

A manifestação contou com a presença de lideranças e profissionais ligados ao enfrentamento do problema, além de pronunciamentos da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Nádia de Moura, da juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero, e da deputada federal Luíza Canziani que ao final da cerimônia se uniram à Câmara de Vereadores em um minuto de silêncio em memória das mulheres vítimas de violência.

Vestindo preto como forma de demonstrar o luto pelas vítimas de feminicídio no país, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Daniele Ziober (PP), apresentou números de um levantamento divulgado em fevereiro pelo Datafolha e encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública para avaliar o impacto da violência contra as mulheres no Brasil.

Conforme a pesquisa, 1,6 milhão de brasileiras foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento nos últimos 12 meses. Entre as mulheres agredidas, 52% não denunciaram o agressor nem procuraram ajuda. “Dia 8 de março é o dia que representa a luta das mulheres em uma sociedade predominantemente machista. Contudo esse dia acabou sendo estereotipado, perdendo seu significado e se tornando vazio de discussões conscientes, transformando-se em um dia mundial de dar parabéns às mulheres”, afirmou Ziober em pronunciamento.

À frente da Vara Maria da Penha desde sua implantação, em 2010, a juíza Zilda Romero convive diariamente com o drama da violência doméstica e familiar. Segundo ela, estão hoje em vigor 3,3 mil medidas protetivas de urgência concedidas a mulheres que se encontram sob grave ameaça.

“Se o homem sofre a violência urbana, a mulher sofre a violência dentro de casa, dentro dos lares, no lugar onde ela teria de se sentir protegida”, disse. De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Nádia de Moura, mais de 10 mil vítimas passaram pelo Centro Municipal de Atendimento à Mulher (CAM) de Londrina desde que ele foi criado, em 1993. O CAM oferece apoio psicossocial e orientação jurídica à população feminina em situação de violência.

Reunião pública

A programação da Câmara de Vereadores em referência ao Dia Internacional da Mulher terá continuidade amanhã (9), às 9 horas, quando ocorrerá uma reunião pública para debater os avanços e desafios da rede municipal no enfrentamento à violência contra a mulher.

O encontro, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e incluído na programação da 27ª Semana Municipal da Mulher, será na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

Da Assessoria

Foto: DP Torrecillas Fotojornalismo

 

Essas e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Morador de Cambé é executado em lanchonete em Apucarana

Escolas recebem prêmio em Programa de Educação Ambiental

Major Villa é o novo comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais