O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Matrículas para a EJA encerram nesta sexta-feira (18)

309 escolas estaduais ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos); aulas começam no dia 14 de fevereiro.

 

As matrículas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (SEED), encerram nesta sexta-feira (18). Os interessados devem procurar uma escola estadual que oferta a modalidade ou um dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). As aulas começam a partir do dia 14 de fevereiro.

309 estabelecimentos de ensino oferecem a EJA em todo o Estado. Consulte a lista completa com as escolas e cidades em que é possível realizar a matrícula.

A EJA é ofertada na rede estadual às pessoas que querem voltar a estudar para obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender esse público. “Concluir a educação básica aumenta as oportunidades no mercado de trabalho, as possibilidades de continuar os estudos e, inclusive, melhora a qualidade de vida da pessoa”, comenta a coordenadora da EJA da SEED, Marcia Dudeque.

Para fazer a matrícula é necessário apenas original e fotocópia de documento de identificação e ter, no mínimo, 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez.

No Ensino Fundamental as disciplinas são: Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. As disciplinas ofertadas para o Ensino Médio são: Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

O Ensino Fundamental pode ser concluído em dois anos – no mínimo – e o Ensino Médio em um ano e meio. A matrícula e as aulas são gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Estado.

Aproveitamento

Para concluir os estudos na Educação Básica, o estudante da EJA pode aproveitar os resultados do ensino regular que tenha cursado previamente, mediante apresentação de histórico escolar. Ele também pode utilizar resultados dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anteriores a 2017.

Serviço

Em Rolândia, a EJA é ofertada nos seguintes estabelecimentos:

Colégio Estadual Padre José Herions

Avenida das Palmeiras, 285, Jardim Novo Horizonte

Telefone: (43) 3256-2948

Colégio Estadual Presidente Kennedy

Rua Santa Catarina, 1513, Centro

Telefone: (43) 3256-1442

 

Com informações complementares da AEN/PR

Fotos: Divulgação/SEED

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Casos de dengue continuam aumentando no Paraná

Crianças de escola realizam ações ambientais em Rolândia

Cobra News (User)

Lideranças londrinenses fazem abaixo-assinado por unidade de saúde 24h para a região Leste

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais