O Portal do Norte do Paraná
Região

Justiça confirma validade da Lei Seca em Londrina

Por 19 votos a 5, o Tribunal de Justiça do Paraná decidiu que a lei municipal, criada em 2018 para conter algazarra movida a bebida no meio de ruas e espaços públicos após às 22 horas, é constitucional. Por versar sobre o código de posturas do município e regular costumes locais, o Tribunal julgou improcedente ação de inconstitucionalidade contra a Lei Seca de Londrina. O acórdão com o teor da decisão ainda não foi publicado.

Aprovada em julho do ano passado, a Lei Seca proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas de Londrina entre as 22h e as 8h do dia seguinte, ou a qualquer hora do dia a uma distância de 300 metros de escolas. Quem a desrespeita, está sujeito a multas de, no mínimo, R$ 500.

“Os desembargadores consideraram que a nossa lei é equilibrada, pois preserva o direito individual, já que quem quiser beber, pode frequentar bares, casas de amigos, locais fechados e privados. Ela também resguarda o direito do outro, ao proibir um comportamento nas ruas que pode levar à perturbação noturna”, afirma o Procurador-Geral do Município, João Luiz Esteves. A Ação Direta de Inconstitucionalidade, que questionava a medida, foi derrubada pelo Pleno do Tribunal.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a Lei Seca é uma conquista da comunidade, que se mobilizou através de associações, para evitar que as calçadas em frente a residências ou comércios fossem vandalizadas por grupos que promoviam bebedeiras e algazarra madrugada afora.

N.com

Foto ilustrativa/Pixabay

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Londrina recebe atividades gratuitas durante Semana da Indústria

Cobra News (User)

Faixas nas escolas de Rolândia alertam sobre combate à dengue

Casa de Repouso Maanaim é parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais