O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ipem-PR participa de fiscalização de bombas de combustíveis

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) participou da ação nacional comandada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que fiscalizou bombas de combustíveis em todo o País. No Paraná foram fiscalizados instrumentos em Curitiba, Maringá, Londrina, Colombo, Guaratuba, Paranaguá, Palmeira, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais e Sengés entre os dias 25 e 31 de março. Foram verificados 868 bicos das bombas de combustíveis, com 291 reprovados.

Em Curitiba foram reprovados 125 bicos e interditados cinco dos 455 verificados; em Maringá foram reprovados 73 bicos e sete interditados dos 180 verificados; em Londrina houve a reprovação de 82 bicos e interditados sete dos 233 verificados; em Tijucas do Sul foram dois interditados; Colombo teve reprovados três bicos e um interditado; em Guaratuba, foram cinco bicos reprovados e um interditado dos 24 fiscalizados; e, em São José dos Pinhais, três bicos foram reprovados.

Segundo o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-PR, Shiniti Honda, a maior parte das autuações foi por erros nas bombas de combustíveis contra o consumidor. “O que chamamos de bomba baixa, quando o instrumento fornece combustível a menos do que o indicado nos marcadores. Encontramos erros que chegaram a 200 ml em 20 litros, quando o erro permitido é de apenas 60 ml contra o consumidor”, explicou o diretor.

A ação realizada nessas cidades segue os padrões determinados por portarias do Inmetro, com objetivo de assegurar a defesa do consumidor que abastece o seu veículo nos postos de combustíveis. As multas aplicadas podem variar entre R$ 100,00 e R$ 1,5 milhão, dependendo do prejuízo causado ao consumidor, reincidência, entre outros fatores.

Com informações:AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Duas pessoas ficam feridas em pouso forçado de avião em Maringá

A Câmara Municipal de Rolândia aprovou o projeto de lei do Executivo Municipal que cria o “Bolsa Rolândia”

Paraná ultrapassa marca de 3 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais