O Portal do Norte do Paraná
Região

Homens são presos após furto de paredes de madeira peroba-rosa de igreja em Uraí

A Polícia Militar de Uraí, no norte do Paraná, prendeu dois homens suspeitos de furtar madeiras do tipo peroba-rosa das paredes de uma igreja localizada na área rural da cidade, quase no limite com o município de Jataizinho. A ocorrência foi registrada no sábado (28).

Depois de receber a denúncia do furto, a PM conseguiu abordar dois carros. Dentro dos veículos, os policiais encontraram, além das tábuas, um saco com fios de cobre, material que as vítimas dizem pertencer à igreja.

De acordo com a polícia, a madeira furtada foi transportada dos veículos para uma caminhonete, que ainda não foi localizada.

A polícia informou que os homens presos são moradores de Londrina e possuem diversos antecedentes criminais.

Protegida

A madeira de peroba-rosa é protegida por lei e é bastante usada na produção de móveis rústicos. Especialistas apontam que a durabilidade dela é um dos diferenciais no mercado, o que também aumenta a procura.

O produto possui ainda alta resistência a fatores externos, como sol e chuva.

A peroba-rosa pertence à espécie ‘’Aspidosperma polyneuron’’, é catalogada como “em perigo” na União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

A espécie também aparece na lista de espécies ameaçadas no Paraná.

Investigação

O delegado Fernando Carvalho de Santana, a igreja não é frequentada há um certo tempo, o que pode ter atraído os suspeitos, que foram liberados pela Justiça com a determinação de uso de tornozeleira eletrônica.

Santana disse que a dupla retirou as madeiras da parte de trás do templo religioso e estava começando a furtar as laterais quando a Polícia Militar chegou.

“Não sabemos ainda a quantidade certa de madeira que eles levaram. O próximo passo é tentar identificar a caminhonete usada no transporte e o motorista envolvido neste furto. Além do estado de abandono do local, o que chamou a atenção dos suspeitos foi o fato da madeira ser de peroba rosa”.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Ranking internacional aponta UEL entre as melhores universidades brasileiras para 2024

Ato na Concha Acústica homenageia as vítimas da covid em Londrina

Viapar divulga cadastros aprovados para isenção e descontos do pedágio

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais