O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo prorroga por mais 10 dias medidas restritivas para combate à Covid-19

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou decreto que prorroga por mais dez dias as medidas restritivas e de distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus e conter o aumento das infecções no Paraná. A restrição terminaria nesta sexta-feira (18). Assim, a determinação começa a valer no sábado (19) e se estende até o próximo dia 28, podendo ser prorrogada.

O documento estabelece a proibição de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos. A exceção são ações sem contato físico, incluindo o modelo drive in. O governador Ratinho Junior reforça o pedido para que as pessoas passem as celebrações de Natal dentro dos próprios núcleos familiares, evitando aglomerações.

O decreto estadual estende também a proibição da comercialização e do consumo em vias e espaços públicos de bebidas alcoólicas das 23h às 5h da manhã. A decisão acompanha o impedimento provisório na circulação de pessoas no mesmo período, medida em vigor no Estado desde a quarta-feira (16).

Serviços essenciais

Apenas serviços considerados essenciais como saúde, segurança pública, limpeza pública, produção, distribuição e comercialização de alimentos ficam liberados da restrição de circulação. As medidas restritivas foram elaboradas em conjunto com as 29 cidades que formam a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

O governador Ratinho Junior informou que cerca de 15% dos leitos de UTI do Estado são usados em decorrência de traumas. Em muitos casos por pessoas que misturam álcool e direção. A restrição de horário ajuda a liberar leitos para combater o coronavírus, para dar assistência a quem está contaminado.

Celebrações religiosas

O decreto autoriza, ainda, a celebração de cultos religiosos desde que o espaço destinado ao público tenha ocupação máxima de 30%, garantindo o afastamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. O documento estabelece também que o formato de teletrabalho seja adotado para as funções que forem compatíveis no âmbito da administração estadual. As exceções são as secretarias da Saúde, Segurança Pública e Fazenda. Há ainda a orientação para que os demais Poderes, assim como municípios e entes privados façam o mesmo.

Com informações da AEN

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Adolescente de Santo Antônio da Platina morre com suspeita de dengue

Pólio: Campanha de vacinação chega ao último dia no Paraná com 229 mil crianças sem proteção contra a paralisia infantil

Paraná atinge 758.740 casos e 13.519 mortes pela Covid-19, com ocupação de UTIs adultas do SUS em 96%

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais