O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Pólio: Campanha de vacinação chega ao último dia no Paraná com 229 mil crianças sem proteção contra a paralisia infantil

No último dia da campanha nacional contra a poliomielite, o Paraná ainda precisa vacinar 229.321 crianças menores de 5 anos – 63,02% do público-alvo foi imunizado. No domingo (25), o estado tinha 60% de cobertura, segundo o Ministério da Saúde. A imunização protege contra a paralisia infantil.

A campanha termina nesta sexta-feira (30).

No ano passado, a vacinação contra a doença no Paraná atingiu cobertura de 79,7%, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Mesmo com o término da campanha, prefeituras têm liberdade de continuar realizando aplicações caso ainda tenham doses remanescentes. É o caso de Curitiba, que vacinou 34% do público-alvo segundo o ministério. A prefeitura informou que continuará as aplicações enquanto tiver estoque.

Em alguns municípios do Paraná, a taxa de vacinação está pouco acima de 30%, como Matinhos, no litoral.
  • Vacinados no Paraná: 390.729
  • Meta: 620.050

Inicialmente, a campanha contra a pólio terminaria em 9 de setembro, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde frente a baixa adesão.

Cobertura no estado

Segundo o Ministério da Saúde, algumas cidades do estado estão com cobertura vacinal pouco acima de 30% nesta etapa final.

Onde vacinar

Os municípios adotam estratégias diferentes para chegar ao público-alvo, mas todos mantém entre as opções as aplicações em unidades municipais de saúde. Curitiba, por exemplo, tem 106 unidades de saúde disponíveis para imunização.

Segundo a Sesa, o estado possui 1,8 mil salas de vacinação.

Vacina

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante, aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade via injeção intramuscular, e incentivar a aplicação da dose de reforço, que ocorre por meio da conhecida gotinha.

O Brasil não registra casos da pólio desde 1989. Em 1994, conquistou o certificado de eliminação da da doença, mas o vírus continua presente em outros países, aumentando a necessidade de medidas preventivas.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Vídeo mostra ônibus do Pará momentos antes do acidente em Guaratuba. Veja

Um dos maiores traficantes do País é morto no Norte Pioneiro

Materiais escolares podem ficar até 30% mais caros em 2022

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais