O Portal do Norte do Paraná
Região

Empresário de Londrina é o primeiro denunciado por financiar o 8 de janeiro

Um empresário de Londrina foi a primeira pessoa a ser denunciada sob acusação de financias os atos criminosos de 8 de janeiro de 2023. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em 14 de dezembro.

A denúncia é de que o empresário tenha gasto R$ 59,2 mil para fretar quatro ônibus e levar mais de 100 pessoas a Brasília. Segundo a PGR além de financiar os deslocamentos, o empresário participou da organização e arregimentação de pessoas para a prática dos atos.

A denúncia foi um dos últimos atos de Carlos Frederico à frente das investigações. O subprocurador entregou o cargo dias depois. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, avalia assumir ele próprio o inquérito.

Ele vai responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas podem passar de 30 anos de reclusão.

A denúncia narra que, entre outubro de 2022 e o dia 8 de janeiro de 2023, o empresário teria participado ativamente de grupos de mensagens com teor golpista com o objetivo de incitar a população e as Forças Armadas para não só contestar o resultado das eleições como destituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Informações de CNN Brasil

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prefeitura de Cambé oferece descontos e várias opções para pagamento do IPTU

Cobra News (User)

Londrina permanece sob alerta de epidemia de dengue

Rolândia ultrapassa 1.200 casos e chega a 40 óbitos por covid-19

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais