O Portal do Norte do Paraná
Região

Confira os novos conselheiros tutelares eleitos em Londrina e região

No último domingo (1°) a população foi às urnas escolher os novos conselheiros tutelares em todo o país. No Paraná foram escolhidos 2.115 conselheiros tutelares para os 423 conselhos tutelares em todo o estado.

Londrina, contou com expressiva participação. Foram eleitos 25 novos conselheiros que vão tomar posse em janeiro de 2024, outros 23 ficaram como suplentes. A candidata mais votada foi Leticia Menegon com 3.226 votos, seguida por Izabela Aranega com 937 votos e Marcia Aljarilla que totalizou 803 votos. Entre as cinco mais votadas ficou ainda Naara Grecco e Bruna Moura.

Em Rolândia, cinco conselheiros, dos 20 que concorriam, foram eleitos para as vagas, dois deles foram reeleitos e três foram eleitos para seus primeiros mandatos. A mais votada foi Alice Aparecida Cruz de Andrade, com 283 votos, seguida de Maria Tereza Valente, com 266 de votos, em terceiro, totalizando 187 votos, ficou Rogério Santana. Cristina Kauffman e Ana Maria Lopes também foram eleitas com 158 e 147 votos, respectivamente. 

Na cidade de Arapongas os cinco conselheiros tutelares também foram definidos, em primeiro lugar ficou Marta Marchiori com 446 votos, a segunda mais votada foi Elo Hollandine com 351 votos, Silvia Cantinho Mineiro ficou em terceira totalizando 341 votos, em quarto lugar ficou Edmilson que conseguiu 336 votos, e preenchendo a última vaga ficou Fernanda Branco com 322 votos.Outros seis candidatos ainda ficaram como suplentes.

Em Apucarana, também cinco novos conselheiros, de onze candidatos, foram eleitos. A candidata mais votada foi Bruna Carolina de Melo que conseguiu 736 votos seguida por Fabio Lucas de Barros com 615 votos, em terceiro lugar Juliane de Lima que totalizou 516 votos, Camila Mara Monteiro com 368 votos e Alexandre Machado com 235 também foram eleitos.

Em Cambé, Simoni Cristina Brito com 442 votos foi a mais votada para as cinco vagas, seguida por Marcia Souza com 290 votos, Dilson Oliveira, que ficou com 244 votos, Kemely Cristina Nunes com 235 votos, e Josiane Botti, que foi a quinta candidata eleita com 220 votos. A cidade conta ainda com três candidatos que ficaram como suplentes.

Os conselheiros foram eleitos para o pleito 2024 – 2027, e tomarão posse em janeiro do próximo ano. Esses representantes são remunerados e estão sujeitos a uma avaliação contínua de seu desempenho. 

Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os conselheiros tutelares têm como objetivo assegurar os direitos estabelecidos por lei para crianças e adolescentes. O ministério também destaca que os conselheiros são considerados líderes comunitários. Eles devem estar conectados com a comunidade que o elegeu e estar vigilantes em relação a qualquer violação, com o propósito de melhorar a situação das comunidades.

Mais informações na rádio Cobra FM 107.1

Texto do estagiário Edy Willian sob supervisão

Postagens relacionadas

40º Festival Internacional de Música de Londrina será em dezembro em formato virtual

Polícia de Cambé apreende carne adulterada distribuída em escolas

Prefeitura de Cambé começa série de ações nas escolas municipais para divulgar combate ao trabalho infantil

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais