O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com recorde de casos e mortes, Paraná chega a 693 óbitos e 26 mil casos confirmados

O Paraná bateu novo recorde de registros de casos e mortes provocadas pela Covid-19, contabilizados em um único dia, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desta quinta-feira (2). No geral, o estado tem 693 óbitos e 26.024 diagnósticos do novo coronavírus.

Na comparação com o boletim de quarta-feira (1º), o Paraná registrou mais 44 mortes e 2.060 novos casos, conforme a secretaria.

Segundo o boletim, apenas na quarta-feira 1.438 pacientes receberam diagnóstico positivo da Covid-19, no estado. Foi o terceiro dia consecutivo com mais de mil casos registrados. Os números podem sofrer alterações, conforme a secretaria.

Entre os óbitos, a Sesa confirmou 15 mortes em Curitiba, quatro em Piraquara, três em Cascavel e dois em Toledo.

Araucária, Chopinzinho, Cianorte, Enéas Marques, Fazenda Rio Grande, Guapirama, Ibaiti, Londrina, Lunardelli, Peabiru, Rolândia, Santana do Itararé, São José dos Pinhais, Sengés e União da Vitória registram mais uma morte cada.

A taxa de letalidade da Covid-19 está em 2,6%, de acordo com o boletim.

A média de idade das vítimas é de 68,4 anos, sendo a maioria dos pacientes homens (61,6%).

Recuperados e internamentos

O estado tem atualmente 6.613 pacientes recuperados, de acordo com a Sesa.

São considerados recuperados os pacientes que receberam diagnóstico da doença e estão assintomáticos depois de 14 dias dos primeiros sintomas.

Por outro lado, 798 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 estão internados, no Paraná. Destes, 517 estão em leitos de enfermaria e outros 281 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública e privada de saúde.

Levando em consideração apenas leitos exclusivos para a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), são 1.064 pessoas internadas com diagnóstico ou suspeita da doença.

Confira a seguir a taxa de ocupação dos leitos do SUS exclusivos para a Covid-19 no estado:

  • 66% dos 811 leitos de UTI para adultos
  • 39% dos 1.290 leitos de enfermaria para adultos
  • 24% dos 37 leitos de UTI para crianças
  • 17% dos 70 leitos de enfermaria para crianças

Assim como no boletim anterior, a macrorregião Leste, que abrange Curitiba, possui a maior taxa de ocupação de leitos públicos de UTI para adultos reservados para a Covid-19, com 81%.

Quantos aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é maior na macrorregião Oeste, onde a taxa de ocupação é de 52%.

Cidades

Com a confirmação dos primeiros casos em Santo Antônio do Paraíso e São Pedro do Ivaí, o Paraná chegou a marca de 363 municípios com diagnósticos de Covid-19. Em 147 há mortes pela doença.

A secretaria informou que fez algumas alterações na tabela de casos. Entre eles estão as transferências de um diagnóstico de Quatro Barras para Piraquara e de uma morte de Francisco Beltrão para Marmeleiro.

Um diagnóstico de São Sebastião da Amoreira foi excluído por duplicidade no registro.

Além disso, a Sesa informou que uma morte que havia sido registrada em Rancho Alegre, em 22 de maio, foi retirada do boletim, já que o paciente morreu por outras causas.

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

Postagens relacionadas

Paraná solicita manutenção de leitos Covid-19 ao Ministério da Saúde

Presidente da Associação dos Municípios afirma que decretos não podem barrar aumento da Sanepar

Escolas se preparam para a 14ª edição da entrega de merenda nesta sexta-feira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais