O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná solicita manutenção de leitos Covid-19 ao Ministério da Saúde

Representantes da Secretaria estadual da Saúde (Sesa) discutiram nesta segunda-feira (18) com integrantes do Ministério da Saúde, em Brasília, o cenário pós-Covid-19, tendo como principal assunto a manutenção e destino de 600 leitos de UTI habilitados no Paraná ao longo da pandemia. O objetivo é manter essas vagas ativas mesmo com a queda no número de internações, realocando a estrutura para o tratamento de outras doenças. Para isso, o Estado solicitou uma contrapartida do governo federal dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o secretário Beto Preto, a ida da comitiva à capital federal traça um novo cenário para a Saúde, mudando o foco da estrutura hospitalar, hoje voltada para os casos da Covid-19. “O custeio das UTIs abertas na pandemia está garantido pelo Ministério até dezembro deste ano. O desafio agora é a manutenção deste custeio para 2022, que o Paraná e outros estados pedem ao Ministério da Saúde, mesmo com o cenário do fim da crise sanitária”, disse.

A comitiva do Paraná também reafirmou a necessidade do Ministério da Saúde publicar a portaria que dispõe sobre os recursos das cirurgias eletivas, para que possam ser iniciadas já neste ano.

A equipe discutiu, ainda, as tratativas para o modelo de gestão a ser adotado no Hospital Regional de Guarapuava, além da solicitação para a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Guarapuava e o pedido de mais doses da vacina Astrazeneca para completar esquema vacinal.

“Nosso encontro em Brasília foi bastante amplo e trouxe à pauta assuntos relevantes e que atingem diretamente a todos nós. Esperamos que nossas solicitações sejam atendidas para que possamos acelerar nossas cirurgias com uma rede mais ampla, assim como aporte federal no custeio e manutenção”, afirmou César Augusto Neves, chefe de gabinete da Sesa.

A comitiva se reuniu com o secretário de Atenção Especializada (Saes) do Ministério da Saúde, Sérgio Okane; a secretária Extraordinária para o Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo; o secretário-executivo do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Jurandir Frutuoso Archives; além de Rafael Agostinho e Haroldo Poleti, da Urgência e Emergência da Secretaria Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

SEMINÁRIO – O Ministério da Saúde foi convidado para o seminário que acontecerá no primeiro semestre de 2022 no Paraná sobre a regulação de urgência e operação do Samu e dos Consórcios de Urgência.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Trabalhador morre após ser atingido por tora de madeira

Cobra News (User)

Polícia Rodoviária prende motoristas por embriaguez ao volante durante Operação Natal

Apucarana é reeleita cidade com a melhor educação do Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais