O Portal do Norte do Paraná
Política

Bolsonaro ganha título de Cidadão Honorário do Paraná e dispara contra Lula, Congresso e STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta sexta-feira (15) o título de Cidadão Honorário do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná. A sessão foi transmitida ao vivo em todas as redes sociais da ALEP e na TV Assembleia. No discurso, Bolsonaro disparou contra o atual governo federal, contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra o legislativo, ao mesmo tempo em que recitou alguns versículos bíblicos.

A entrega do título foi proposição dos deputados Ricardo Arruda (PL), Gilberto Ribeiro (PL), Delegado Jacovós (PL), Gilson de Souza (PL), Marcel Micheletto (PL) e Soldado Adriano José (PP). A sessão foi presidida pelo deputado Marcel Micheleto (PL).

O diploma foi assinado pelo governador Ratinho Júnior, pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen. O governador esteve presente. O diploma foi entregue por volta das 19 horas, diante de uma Assembleia com as galerias lotadas.

Após receber o título, Bolsonaro agradeceu aos deputados que propuseram a homenagem. Depois, fez um discurso. “Vocês não sabem de toda a verdade. Como o poder interfere na vida das pessoas. Ao longo de quatro anos, apreendemos muitas coisas. Liberdade não é uma cláusula pétrea tem que ser cultivada. Os grandes canalhas querem roubar a liberdade em causa própria”, disse ele.

No discurso, Bolsonaro lamentou as pessoas que foram presas nos atos golpistas de 8 de janeiro. Criticou o distanciamento social durante a pandemia da Covid-19 disse que tomou todas as medidas possíveis e atacou o governo Lula. “Agora ele está muito feliz, tem um comunista dentro do Supremo” disse, em referência a Flávio Dino, indicado por Lula e aprovado pelo Senado como ministro do STF.

Sobre o Congresso Nacional, declarou: “Já é difícil lidar com uma câmara de nove vereadores, imagine com 594 (deputados federais e senadores), alguns bastante conhecidos”.

Em relação ao STF, deu a entender que a atuação do tribunal interferiu nas eleições de 2022, em que foi derrotado por Lula. “Dado tudo que aconteceu, a chance nossa de ganhar a presidência era zero” afirmou. “Tinha um judiciário bastante ativo contra o meu governo”, continuou. “Perder faz parte, mas com a regra quebrada dói mais”.

O ex-presidente tentou concorrer à reeleição em outubro, mas perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva. Depois que o resultado saiu, milhares de pessoas acamparam em frente a quartéis do exército (inclusive em Curitiba), querendo intervenção militar. Em janeiro, apoiadores de Bolsonaro, descontentes com o resultado das eleições, invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Mulher morre ao buscar água para o marido que tinha acabado de atropelar ciclista em Maringá

Relator projeta mais de 50 votos a favor de indicação de Dino ao STF

Cobra News (User)

Câmara aprova projeto que altera regras para partidos políticos

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais