O Portal do Norte do Paraná
Política

Câmara aprova projeto que altera regras para partidos políticos

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (2) o projeto de lei que prevê a autonomia dos partidos políticos para definir o prazo de duração dos mandatos dos membros dos seus órgãos partidários permanentes ou provisórios. A matéria segue para o Senado.

O texto estabelece a anistia a partidos políticos que não tenham aplicado 5% dos recursos anuais do Fundo Partidário no incentivo à participação das mulheres na política até 2018 e tenham direcionado o dinheiro para financiar candidaturas femininas. Uma proposta do PT tentou retirar o trecho do projeto, mas foi derrotada no plenário.

A medida garante a autonomia dos partidos políticos para definir o prazo de duração dos mandatos dos membros dos seus órgãos partidários permanentes ou provisórios.

O texto também regula questões que vinham sendo tratadas em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como regras para os órgãos partidários provisórios. Dessa forma, a Corte decidiu que esses órgãos têm 180 dias para serem convertidos em definitivo, contados a partir de 1º de janeiro de 2019.

O texto define que prazo de vigência dos órgãos provisórios será de até oito anos. Entretanto, a proposta prevê que, após o fim desses oito anos, não haverá a extinção automática e o cancelamento de seu CNPJ.

Com informações da Agência Câmara

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeitura de Londrina declara de utilidade pública o Hospital Vida

Cobra News (User)

Conrado Scheller (DEM) é o novo prefeito eleito de Cambé com 31,90% dos votos

Cobra News (User)

“Temas muito apropriados”, diz Pacheco sobre criação de mandato para ministros e fim da reeleição

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais