O Portal do Norte do Paraná
Região

Após epidemia de dengue, Rolândia encerra período epidemiológico com mais de 5,3 mil casos

Com o boletim epidemiológico publicado ontem (14), a Secretaria de Estado da Saúde finalizou o período sazonal 2019/2020 de monitoramento da dengue. De acordo com os registros, Rolândia encerra o ciclo com 5.363 casos confirmados e 7.109 notificações. Em abril deste ano, o município havia entrado em epidemia da doença.

O período contabiliza os dados entre os dias 28 de julho de 2019 e 11 de julho de 2020. O informe final também apresenta 1.672 casos descartados e 74 em investigação. Durante o período de monitoramento, duas pessoas morreram por dengue no município. O boletim pode ser consultado clicando aqui.

O que chama atenção nos dados registrados esse ano, é o aumento exponencial em relação ao período 2018/2019, quando haviam sido registrados 40 casos confirmados, além de 745 notificações.

Situação atual

Em nota divulgada ontem (14), a Secretaria de Saúde de Rolândia informou que o aumento expressivo em relação ao boletim publicado no dia 30/06/2020 é referente aos casos dos primeiros meses do ano, que estavam pendentes de confirmação de resultados e/ou digitação nos sistemas de informação.

De acordo com a Secretaria, os números não refletem a atual situação epidemiológica do município, que está com número reduzido de casos suspeitos de dengue e baixo índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 15 e 18 de junho, apontou 0,7%.

A Secretaria de Saúde também explicou, na nota, que as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue continuam sendo realizadas e que a participação da sociedade na prevenção é fundamental.

Zika e Chikungunya

O boletim epidemiológico também registra os dados de monitoramento das outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – Zika vírus e Febre Chikungunya – que não tiveram nenhum caso confirmado em Rolândia.

Dengue no Paraná

O Estado fecha o ciclo de 12 meses com 227.724 casos de dengue e 177 mortes confirmadas. No período 2019/2020 foram registradas 360.472 notificações em 374 municípios, nas 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Daiane Valentin

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Equipe Os Tucanos é bicampeã em circuito regional

Falta acessibilidade no estacionamento rotativo em Cambé

Cobra News (User)

Agência do Trabalhador de Cambé tem atendimento especial para a intermediação de mais de 280 vagas de emprego

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais