O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ações de combate à dengue são reforçadas em todo o Estado

As 22 Regionais de Saúde do Estado reforçam nesta semana a necessidade da intensificação das ações de prevenção e combate à dengue em todos os municípios do Paraná. A mobilização entre 02 e 07 de dezembro acontece a partir recomendação da secretaria estadual e do Ministério da Saúde. O Dia D será neste sábado (7).

As atividades antecedem o período de maior ocorrência da dengue, que é o verão, e têm foco na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Doze municípios do Estado estão em situação de alerta e oito já vivem epidemia da doença, com uma morte confirmada no final do mês passado e outra em investigação no município de Nova Cantu, região Centro-Oeste.

As equipes das Regionais de Saúde forneceram, anteriormente, apoio técnico tanto para os eventos como para as atividades práticas de remoção de focos e manejo clínico da dengue. Para os eventos desta semana, a secretaria estadual também encaminhou 2 milhões de folderes para as Regionais Saúde distribuírem aos 399 municípios.

“Nossas ações de prevenção são contínuas e, por meio das Regionais de Saúde, apoiamos e participamos durante o ano inteiro das ações que as secretarias municipais realizam para combater a dengue. Sabemos que 72,9% dos criadouros do mosquito ainda estão nos domicílios, nos recipientes que acumulam água parada e são passíveis de remoção”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ele alerta que a participação da população é essencial. “Precisamos urgentemente da participação da população para eliminação dos focos, acabando com o ciclo de proliferação. Este hábito deve ser diário, independente da temporada”.

A maior incidência da dengue tem relação direta com a temperatura e a incidência de chuvas. A associação destes dois fatores é ainda mais expressiva a partir do segundo até o quarto mês do ano. Por isso, a campanha é intensificada. “Os recipientes deixados nos quintais, como pneus descartados, vasos de plantas, garrafas plásticas, latas, sucatas e materiais de construção, acumulam água da chuva e se transformam em lugares propícios para a proliferação do mosquito. Ele também se prolifera na água suja, em fossas abertas e sem tela no respiro”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual, Ivana Belmonte.

“São informações que repetimos diariamente em palestras, veículos de comunicação e por meio de nossas equipes técnicas e visitas domiciliares realizadas pela vigilância dos municípios”, complementa Ivana. “É essencial agora que exista uma mudança de atitude coletiva para a eliminação dos focos e criadouros”.

O Paraná registrou até esta semana 1.869 casos confirmados de dengue e mais de 12 mil notificações para a doença. Este monitoramento começou em 28 de julho deste ano.

Semana

Entre as várias ações promovidas nesta semana, com apoio das Regionais de Saúde, estão palestras e atividades de orientação nos municípios de Colorado, Santa Inês, Ângulo e Santo Inácio, que integram a 15ª Regional de Maringá; a distribuição de panfletos em Irati, sede da 4ª Regional, e atividades para estudantes nos municípios de Pitanga, que faz parte da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, e de Arapoti, pertencente à 3ª Regional de Ponta Grossa. Nesta quinta e sexta-feira (05 e 06) um grande mutirão de limpeza acontece em Nova Cantu.

Informações: AEN

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo/AEN

Sintonize na Rádio Cultura AM 930 e ouça outras informações

Postagens relacionadas

Líder do governo admite que Paraná pode adiar volta às aulas

Mulher escapa de incêndio, volta para salvar cachorro e acaba morrendo

Boletim semanal da dengue confirma mais 30 casos no Estado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais