O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria Estadual da Saúde confirma 36 municípios com surto de sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (5) o boletim com dados atualizados do sarampo no Paraná. Desde o início de agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, já são 538 pessoas que estão ou contraíram a doença no Estado. O boletim desta semana registra 59 novas confirmações, um aumento de 12% em relação ao balanço anterior. Pela primeira vez, há confirmações em Quitandinha, Rio Negro, São Mateus do Sul e Marechal Cândido Rondon.

O boletim apresenta um quadro crescente de casos em todo o Estado com o maior número de ocorrências concentrado em Curitiba. “Temos 339 casos na Capital do Estado, é mais de 60% do total. Mesmo com os chamamentos ainda não atingimos as pessoas. Por isso, mais uma vez, pedimos que tomem as doses necessárias para prevenir o sarampo”, reforça o secretário da Saúde Beto Preto.

Os adultos com idade entre 20 e 29 anos continuam sendo o público mais infectado com o vírus do sarampo: são 281 casos, o que representa 52% das pessoas com a doença confirmada. Por outro lado, este grupo é o que menos procura regularizar a carteirinha de vacinação. Dados do Ministério da Saúde (Sistema SI-PNI) mostram que, em 2019, foram aplicadas apenas 159 mil doses da vacina em uma população, nessa faixa etária, estimada em 1,8 milhão de pessoas.

Todos com idade entre 1 a 29 anos devem receber duas doses da vacina tríplice viral e, de 30 a 49 anos, uma dose. O Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, a chamada Dose Zero. O calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deve receber a primeira dose da tríplice viral – que previne sarampo, caxumba e rubéola – e a segunda dose aos 15 meses de vida com a tetra viral, que protege contra o sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. Confira outras informações do calendário nacional.

Ocorrências

Curitiba registar 339 registros de sarampo.

Região Metropolitana de Curitiba: São 11 casos em Almirante Tamandaré; 4 em Araucária; 2 em Balsa Nova; 4 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 14 em Campo Largo; 2 em Campo Magro; 36 em Colombo; 4 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu; 2 na Lapa; 1 em Mandirituba; 23 em Pinhais; 14 em Piraquara; 2 em Quatro Barras; 1 em Quitandinha; 6 em Rio Branco do Sul; 1 em Rio Negro; 18 em São José dos Pinhais.

Interior do Estado: Há 2 confirmações de sarampo em Castro; 1 em Ponta Grossa; 5 em Irati; 1 em Cruz Machado; 1 em General Carneiro; 3 Paulo Freitas; 1 em São Mateus do Sul; 9 em União da Vitória; 3 em Maringá; 8 em Londrina; 1 em Rolândia; 6 em Carlópolis; 6 em Jacarezinho; 1 em Marechal Cândido Rondon; 1 em Toledo.

No Litoral, Matinhos tem 1 confirmação. O Ministério da Saúde estipula como surto a partir de um caso registrado no município, já que a doença estava erradicada.

Vacinação

As doses da vacina estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os municípios do Estado. A secretaria estadual recomenda que as pessoas levem a carteira de vacinação até e, caso não tenham o documento, não há problema. A pessoa será vacinada da mesma forma e receberá uma nova carteira de vacinação.

Via AEN

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Estado passa dos 90 mil casos notificados de dengue, aponta boletim

Cliente pode consultar e negociar débitos com a Sanepar via WhatsApp

Governo do Paraná inicia pagamento do piso nacional da enfermagem

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais