O Portal do Norte do Paraná
PolíticaRegião

ACIR e CODESE apresentam sugestões para a gestão aos candidatos a prefeito de Rolândia

Em mais uma edição de encontro com a marca FUTURIDADE, ACIR (Associação Comercial e Empresarial de Rolândia) e CODESE (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico) apresentaram um documento contendo 12 sugestões de objetivos para a nova gestão do município. O evento foi nesta segunda-feira (26), com transmissão online pelas redes sociais da ACIR.

O documento foi elaborado pelo trabalho das câmaras técnicas do CODESE, compostas por mais de 80 pessoas que representam diversos setores do município e que contemplam áreas desde saúde e educação, como também temas de inovação, desenvolvimento econômico e melhoria da gestão pública.

Nilson Giraldi, membro do Conselho, apresentou o evento e o propósito do CODESE em continuar colaborando para o desenvolvimento do município na próxima gestão.

 

Ailton Maistro (PSL), candidato a prefeito, e Marcio Vinicius (PSL), candidato a viceAlex Santana (PSD), candidato a prefeito, e João Ardigo (PP), candidato a viceDelegado Lara (PODE), candidato a prefeito, e Regina Cabral (PODE), candidata a vice-prefeitaMiltinho Alves (PROS), candidato a prefeito, e Geraldo Moço (PROS), candidato a vice

 

Valorização do município

Fábio Fernandes, presidente da ACIR, relembrou a importância da iniciativa como um símbolo de valorização da sociedade. “Importante neste ato é que precisamos contemplar o resgate cultural e o senso de pertencimento entre os cidadãos de Rolândia, além de finalmente dar o devido crédito ao potencial econômico que temos”, defendeu.

O presidente também destacou o envolvimento da ACIR no processo de formação do conselho de desenvolvimento que hoje se formalizou com o CODESE, na forma de visita a outros conselhos de outras cidades para absorver a experiência. “Houve envolvimento dos diretores da Associação e, ao apoiar esta causa, a ACIR está certamente cumprindo seu papel na sociedade de Rolândia”, reforçou. “Estamos sempre disponíveis a contribuir com parcerias, estudos e o que mais for possível”, finalizou.

Elaboração das sugestões

Alexandre Farina, membro da diretoria do CODESE, falou sobre o processo de construção do material que se consolidou no documento hoje apresentado. “Estamos fazendo história na cidade de Rolândia como sociedade civil organizada. Estamos trabalhando para construir o futuro e para isso é necessário considerar a história, relembrar o que aconteceu e as relações já estabelecidas, mas também ter confiança para seguir em frente”.

Mencionou ainda como o Comitê gestor do município e as câmaras técnicas do CODESE trabalharam juntos, com o apoio da atual gestão, inclusive para que o CODESE também se firmasse como o conselho estruturado que hoje se apresenta. “Reforçamos que a gestão do município pode confiar na ACIR e no CODESE, pois trata-se de uma construção em conjunto para uma Rolândia melhor”, afirmou.

Yuri Inez, como representante da comissão que reuniu as informações de todas as câmaras técnicas do CODESE neste documento final, apresentou o projeto em si, partindo de análise macro inicial de pontos fortes e fragilidades identificadas para Rolândia, e as doze propostas multidisciplinares foram lidas e comentadas. Ao finalizar a apresentação, Yuri relembrou que “o objetivo não é esgotar o tema, pelo contrário, é provocar a reflexão dos gestores públicos e nos colocarmos à disposição para colaborar no que for possível”.

Contribuição do SEBRAE

Rubens Negrão, agente do SEBRAE há 12 anos em Rolândia, explicou o papel da entidade como importante ator de fomento ao empreendedorismo e à competitividade das MPE´s (Micro e Pequenas Empresas) no município. “Além do apoio direto aos empreendedores, o suporte se estende também ao ambiente de negócios, com atividades que impactam positivamente no desenvolvimento destes pequenos empreendimentos”, informou. Na formação do CODESE em Rolândia seu papel esteve presente na metodologia dos encontros e formatos de atuação.

Victor Negrão, empresário da cidade, explicou a formação e a atuação do Comitê Gestor municipal da Lei Geral. Formado para concretizar esse apoio às MPE´s a partir da lei federal, cada município adequou-se às especificações da Lei. O Comitê reúne secretários municipais, ACIR, Associação Contabilista entre outras entidades com representatividade na cidade.

O documento com as propostas apresentadas aos candidatos a prefeito é de caráter público e está disponível para quem tiver interesse.

Comunicação ACIR

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Moraes manda soltar preso pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Cobra News (User)

Região Norte do Paraná começa primeira semana do ano com chuvas

Atropelamento é registrado na BR-369 entre Cambé e Londrina

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais