O Portal do Norte do Paraná
Região

Uraí enfrenta epidemia de dengue

O município de Uraí, no Norte Pioneiro, está enfrentando uma epidemia de dengue desde o início de janeiro. Até agora foram confirmados 37 casos no município, que tem população de pouco mais de 11 mil habitantes.

“Estamos fazendo o possível para resolver a situação. Temos seis agentes de saúde e outros 16 agentes comunitários vistoriando as casas e orientando a população. Já tivemos uma epidemia séria em 2015, com 489 casos. É uma pena que a população se descuide. O combate à dengue depende do trabalho de cada um em suas casas”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Uraí, Ana Cláudia Barizon.

139 notificações foram encaminhadas à Secretaria Estadual de Saúde, mas 24 foram descartadas. A maior parte dos casos foi registrada no distrito de Cruzeiro do Norte. Para combater o ataque do mosquito, a Secretaria de Saúde distribui repelente gratuitamente para grávidas e crianças. O Estado também enviou um veículo fumacê para a cidade.

Segundo boletim divulgado na terça-feira (22) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Paraná tem 6528 notificações da doença registradas desde agosto de 2018. 154 casos foram confirmados em 49 municípios paranaenses. O boletim mostra que 329 municípios estão infestados pelos vetores da doença.

O único local com epidemia de dengue é Uraí, mas outros municípios, como Londrina, estão em alerta para o risco. “Temos a epidemia registrada apenas em Uraí. Apesar dos números parecerem baixos, a população é pequena e o cálculo estatístico indica o padrão. A Secretaria de Saúde encaminhou os veículos fumacê desde o início do mês, quando o município solicitou”, explicou Ivana Belmonte, especialista do Centro de Vigilância Ambiental do Paraná.

O Estado também registrou dois casos confirmados de chikungunya – contaminados fora do Paraná – e 11 notificações de zika, doenças que também são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Foto: Agência Senado/Prefeitura de São Paulo

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Servidores da educação de Rolândia passam por capacitação durante o isolamento social

Pequena cidade no noroeste do estado já conta com uma morte e vinte casos confirmados de Covid-19

Rolândia registra mais uma morte por covid-19, chegando a 80 óbitos

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais