O Portal do Norte do Paraná
Região

UFPR e UEL preparam exposições de atividades acadêmicas para a população

Ação em Londrina será realizada na quarta-feira (15), em frente ao Teatro Ouro Verde.

 

A semana começa com atividades de duas grandes universidades paranaenses como protesto pelo contingenciamento de verba do governo federal. A UFPR (Universidade Federal do Paraná) realiza a partir desta segunda-feira (13) ações contra o corte de R$ 48 milhões da instituição. As bolsas de pós-graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) também serão afetadas pelo corte. A instituição londrinense apresentará trabalhos desenvolvidos por professores, estudantes e servidores na quarta-feira (15),  no Calçadão da área central, em frente ao Teatro Ouro Verde.

Já nesta segunda, uma comissão da UFPR se reunirá com deputados paranaenses da bancada federal para pleitear contra o arrocho orçamentário do MEC (Ministério da Educação). Na terça-feira (14), os estudantes apresentam projetos desenvolvidos pela Federal em Curitiba, Pontal do Paraná (Litoral), Jandaia do Sul (Norte) e Palotina (Oeste), por meio da ação “Universidade na Rua: conhecimento contra os cortes na educação”.

Na capital, os atos serão em praças e terminais, das 9h às 17h.  Duas passeatas também estão previstas em Pontal do Paraná. Na quarta-feira (15), o ato em Curitiba será na Praça Santos Andrade e contará com entidades representativas, movimentos sociais e comunidade acadêmica, a partir das 8h.

Apresentações culturais estão programadas para quinta-feira (16), com grupos artísticos da Federal nas ruas de Curitiba, com a Orquestra da Universidade, Grupo de MPB, Grupo de Choro e cantos de música antiga. O movimento UFPR + Cultura na rua também abrange aulas e intervenções públicas, além da exposição Arte e Pesquisa no Museu de Arte da UFPR.

A conclusão da semana de exposição de atividades acadêmicas da federal será com um ato na escadaria do Prédio Histórico da universidade na sexta-feira (17), a partir das 11h.

Extensão e cultura em Londrina

Também na quarta-feira (15) a UEL pretende apresentar parte dos mais de 300 projetos acadêmicos no ato 2º Calçadão da Extensão e da Cultura. A ideia é interagir com a população e mostrar a produção da universidade que afeta diretamente a sociedade com serviços, consultorias, pesquisas e atendimentos. A ação será das 10h às 16h, no Calçadão de Londrina.

Entre os serviços que serão mostrados estão o do Emau (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), que auxilia pessoas em vulnerabilidade social; e o Bom Negócio Paraná, com ações voltadas aos pequenos empresários. As equipes dos núcleos Maria da Penha, que atende mulheres em situação de risco, e de Estudos e Direitos da Criança e Adolescente, para crianças e adolescentes vulneráveis, também atenderão gratuitamente.

Representantes do Hospital Universitário, Hospital Veterinário, Clínica Odontológica Universitária, Colégio de Aplicação, Fazenda Escola, Museu Histórico de Londrina, Bebê Clínica, Museu de Ciência e Tecnologia, Casa de Cultura, Clínica Psicológica e EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos) marcarão presença na ação. Além da exposição no centro, o campus terá também ações e apresentações culturais no RU (Restaurante Universitário).

Informações: Folha de Londrina

Foto: Arquivo/AENPr

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sine Leitura leva literatura e informação ao trabalhador

Prefeito de Londrina autoriza reabertura de praças de alimentação em shoppings

Rolândia realiza drive thru de vacinação contra Covid para pessoas com comorbidades nesta quarta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais