O Portal do Norte do Paraná
Região

UEL vai reservar 5% das vagas do próximo vestibular para pessoas com deficiência

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, vai destinar 5% das vagas do vestibular para pessoas com deficiência, cumprindo Lei Estadual que garante o ingresso deste público em instituições estaduais de educação superior e técnico.

A reserva de vagas, para todos os cursos de graduação, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A medida valerá a partir da próxima edição do processo seletivo, que será realizada em fase única, no dia 6 de março de 2022.

Para participar da seleção, a pessoa com deficiência deve manifestar interesse no momento da inscrição, se auto declarando deficiente e precisa atender os requisitos garantidos por Legislação Federal. Podem participar pessoas com deficiência física, auditiva, visual, monocular, mental, transtorno do espectro autista e múltipla.

Uma comissão que contará com representantes do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), além de junta médica, será responsável pela análise dos processos e documentos que vão comprovar a condição dos candidatos auto declarados deficientes.

Uma equipe da universidade começou a discutir o atendimento deste público dentro da universidade, considerando necessidades de adaptações e o atendimento das especificidades.

SISU

A UEL também decidiu ampliar a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), que considera o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2022, a instituição vai oferecer 616 vagas em 40 cursos de graduação pelo Sisu. Em 2021, foram 581 vagas em 35 cursos de graduação.

Via:G1/PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Batida entre dois caminhões na BR-369 em Cambé deixa dois feridos

PF cumpre mandado contra suspeito de envolvimento em incêndio em caixa eletrônico e investiga golpe, em Londrina

Caminhão carregado com batata doce tomba na PR-445

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais