O Portal do Norte do Paraná
Paraná

TJ lança campanha para reduzir uso de copos plásticos

Reduzir o uso de copos plásticos descartáveis nas dependências do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) é o intuito da campanha “Traga sua caneca”. A partir de 2 de maio, tais copos deixarão de ser fornecidos aos servidores do Poder Judiciário paranaense – cada um deverá levar sua própria caneca ou copo e se responsabilizar pela higienização do objeto. Os copos plásticos serão disponibilizados apenas em áreas frequentadas pelo público externo.

A iniciativa visa preservar o meio ambiente – evitando que toneladas de plástico sejam descartadas pelo TJPR – e está alinhada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, de acordo com a resolução 201/2015, vê a ação, já implantada em diversos tribunais brasileiros, como uma boa prática institucional.

Por ano, mais de oito milhões de copos descartáveis são usados pelo público interno e externo nas dependências do Judiciário estadual. Assim, a redução do uso de copos plásticos é positiva para a administração pública, pois com essa atitude o TJPR diminuirá o gasto com esses materiais. Além das vantagens ambientais e econômicas, a ação busca proteger a saúde de todos aqueles que trabalham no Tribunal, alertando-os, durante a campanha, sobre a presença de substâncias tóxicas nos copos plásticos descartáveis. Isso porque eles, muitas vezes, são fabricados com poliestireno – uma substância prejudicial à saúde, que pode ser liberada quando em contato com líquidos quentes.

A presidência do TJPR considera que mudanças, tanto institucionais quanto culturais, tendem a não ser fáceis e demandam esforços por parte da Administração, que deve levar em conta os benefícios gerados para os jurisdicionados, para os servidores e para a sociedade como um todo.

Via Bonde News

Foto ilustrativa

 

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná acelera vacinação contra a Covid-19

Paraná confirma mais 243 mortes por Covid e chega a 21.199 óbitos; casos somam 917.924 registros

Governo do Paraná prepara novo reajuste ao funcionalismo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais