O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Paraná prepara novo reajuste ao funcionalismo

Dois anos depois da última vez em que aplicou a data base da reposição salarial do funcionalismo público estadual, o governo Ratinho Júnior prepara novamente uma proposta de reajuste para os servidores paranaenses.

Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), o índice deve ser anunciado na semana que vem. De qualquer forma, a proposta de reajuste será feita para entrar em vigor apenas em 2022.

A última vez que o governo propôs a recomposição da inflação para os funcionários do Estado foi em agosto de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Na época, Ratinho Jr encaminhou ao Legislativa, e os deputados aprovaram o pagamento reajuste de 5,08% parcelado até 2022.

A proposta previa o pagamento de 2% em janeiro do ano que vem; 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022. O pagamento dos dois últimos índices foi condicionado à disponibilidade de caixa do Estado.

Na ocasião, os servidores do Executivo estavam com os salários congelados desde 2016, e diziam acumular perdas de 17%. Eles reivindicavam a reposição de 4,94% relativa à inflação de maio de 2018 a abril de 2019 retroativa a maio de 2019. O governo inicialmente sinalizou que não haveria nenhum reajuste, alegando que os gastos do Estado com pessoal já estariam no limite. Após protestos do funcionalismo em 29 de abril, porém, o Executivo reabriu negociações com os servidores, que não avançaram. Em julho, o governador encaminhou à proposta à Assembleia.

Em janeiro de 2021, porém, Ratinho Jr suspendeu o pagamento das parcelas, já durante a pandemia da Covid, alegando falta de recursos e a proibição de aumento de gastos com pessoal prevista na Lei Mansueto, que estabeleceu regras para a ajuda federal aos estados durante a pandemia da Covid-19. Até então, havia sido pago apenas a primeira parcela, de 2%, em janeiro de 2020. Outras duas parcelas de 1,5% que estavam previstas para serem pagas em janeiro de 2021 e janeiro de 2022 foram suspensas desde então.

Retomada — Em julho último, os deputados aprovaram proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para 2022 que manteve o congelamento dos salários, promoções e progressões dos servidores. Na semana passada, durante prestação de contas do governo na Assembleia, o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, afirmou que em quinze dias, o Executivo deve encaminhar à Assembleia um projeto de reajuste. “O governo estuda com bastante celeridade uma reposição salarial do funcionalismo”, confirmo o líder do governo na Casa. “Estamos ainda sob a Lei Mansueto que prevê que qualquer aumento que possa acontecer, a aplicação do reajuste só pode acontecer a partir de janeiro do ano que vem”, explicou ele.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná chega a 17.140 mortes e 852.574 casos de Covid-19

Seis cidades do Paraná recebem ciclo de debate sobre sustentabilidade nas empresas; confira a programação

Cobra News (User)

Lista de aprovados em prova objetiva do concurso para professores no Paraná é divulgada

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais