O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Testagem para dengue registra alta de 900% no Paraná já no início deste ano

Com um início de ano com muitos casos de dengue, o Laboratório de Análises Clínicas (Lanac) registra aumento de 900% na testagem para a doença. Historicamente, março, abril e maio são os meses em que são registrados os maiores números de casos da doença no Paraná.

“Neste ano vimos um aumento expressivo na testagem já no final de janeiro e primeiras semanas de fevereiro”, afirma o diretor técnico do Lanac, Marcos Kozlowski. Nos primeiros quinze dias de fevereiro, o Lanac realizou 2.400 testes para a doença. O laboratório disponibiliza exames de detecção com resultados rápidos, em até 24 horas.

“Como os sintomas são comuns a outros tipos de doenças, como a covid e o H1N1, o ideal é diagnosticar precocemente para que o tratamento seja efetivo”, explica Kozlowski. Os sintomas da dengue são febre e dor de cabeça ou no corpo, atrás dos olhos, nas articulações ou manchas vermelhas na pele.

O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na quarta-feira passada, registrou 8.441 novos casos e mais sete óbitos pela doença no Paraná. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 37.516 casos confirmados.

As sete novas mortes aconteceram em Antonina, Mariluz, Arapongas, Paranavaí, Apucarana (2) e Londrina, entre os dias 11 e 27 de janeiro. São três mulheres e quatro homens, com idades entre 24 e 75 anos. Ao todo, o Paraná soma 15 óbitos pela doença.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Câmera registra acidente trágico que matou casal de namorados em Maringá

Governador lidera missão do Paraná para atrair investimentos da China

Concessionárias de pedágio duplicaram 51% das rodovias previstas em 24 anos no Paraná, indica levantamento

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais