A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Seminário da Criai debate ações de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e idosos

Seminário da Criai debate ações de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e idosos

Publicado em: 7 nov 2019

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu o 1º Seminário Interativo Paraná Consciente nesta quinta-feira (7), em Londrina. Durante todo o dia, profissionais das áreas de segurança pública, jurídica, autoridades e comunidade debateram ações de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e idosos.

O evento foi no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O público pode interagir por meio de um grupo no WhatsApp, em que poderiam enviar mensagens e dúvidas, que eram respondidas por um grupo formado por promotores, psicólogos, advogados, defensores, delegados, juízes, médicos, policiais e professores.

O deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Criai, afirmou que a escolha de Londrina para sediar o evento foi motivada pelos casos de violência contra a criança na região – neste ano, foram registradas 11 mortes de menores. Ele afirmou que o objetivo é unir forças para prevenir os crimes e reforçou a importância das denúncias no combate à violência:

 

 

O caminho da proteção

Uma das palestrantes do Seminário Interativo Paraná Consciente foi Lívia Pini, delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina). Ela apresentou dados sobre os casos de violência contra a criança em Londrina e região e sobre a cartilha O caminho da proteção, material elaborado por ela com apoio da psicóloga do Nucria, Cristina Fukumori.

O material será utilizado em escolas para o trabalho com crianças de 4 a 10 anos e apresenta, em uma linguagem simples e direta, os tipos de violência e de que forma a criança pode denunciar e se auto proteger.

 

 

A promotora de saúde e direitos humanos do Ministério Público (MP) de Londrina, Suzana Lacerda, foi uma das palestrantes do evento. Em entrevista coletiva, ela afirmou que é de fundamental importância que crianças e idosos tenham condição de reconhecer quando são vítimas de violência.

 

 

Suzana destacou que as vítimas de violência necessitam de acompanhamento para superar os traumas ocasionados pelos crimes sofridos.

 

 

O docente da UEL (Universidade Estadual de Londrina), doutor Renato Mikio Moriya, especialista em Violência contra crianças e adolescentes, palestrou sobre terapia familiar. Em coletiva, ele ressaltou a importância do engajamento tanto da comunidade quanto dos setores de segurança pública, educação e saúde, não só para a prevenção, como também para a proteção das vítimas.

 

 

Detox Digital

Outro assunto abordado durante o seminário foi o projeto Detox Digital Paraná, cuja intenção é alertar a população acerca do uso consciente de tecnologia e os perigos do ambiente virtual. Cineiva Campoli Tono, da Reconecte/Sejuf, palestrou sobre o assunto.

O deputado Cobra Repórter destacou a importância dessa conscientização.

 

 

De acordo com a promotora do MP, Suzana Lacerda, a criança que passa muito tempo utilizando a internet sem monitoramento está exposta a crimes virtuais, como pornografia infantil e indução à auto-mutilação.

 

 

O 1º Seminário Interativo Paraná Consciente também contou com as palestras de Tarcila S. Teixeira, Promotora do MP de Curitiba; João B. Martins, do Conselho Regional de Psicologia; Vera Lucia Siguihiro, docente da UEL; Jorge Nei Neves, do Conselho Estadual do Idoso; e Fernando Fabiano Castellano Junior, da Sejuf.

Reportagem: Daiane Valentin

Fotos: Jésu Campos

 

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.