O Portal do Norte do Paraná
ParanáEventos

Seminário da Criai debate ações de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu o 1º Seminário Interativo Paraná Consciente nesta quinta-feira (7), em Londrina. Durante todo o dia, profissionais das áreas de segurança pública, jurídica, autoridades e comunidade debateram ações de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e idosos.

O evento foi no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O público pode interagir por meio de um grupo no WhatsApp, em que poderiam enviar mensagens e dúvidas, que eram respondidas por um grupo formado por promotores, psicólogos, advogados, defensores, delegados, juízes, médicos, policiais e professores.

O deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Criai, afirmou que a escolha de Londrina para sediar o evento foi motivada pelos casos de violência contra a criança na região – neste ano, foram registradas 11 mortes de menores. Ele afirmou que o objetivo é unir forças para prevenir os crimes e reforçou a importância das denúncias no combate à violência:

 

 

O caminho da proteção

Uma das palestrantes do Seminário Interativo Paraná Consciente foi Lívia Pini, delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina). Ela apresentou dados sobre os casos de violência contra a criança em Londrina e região e sobre a cartilha O caminho da proteção, material elaborado por ela com apoio da psicóloga do Nucria, Cristina Fukumori.

O material será utilizado em escolas para o trabalho com crianças de 4 a 10 anos e apresenta, em uma linguagem simples e direta, os tipos de violência e de que forma a criança pode denunciar e se auto proteger.

 

 

A promotora de saúde e direitos humanos do Ministério Público (MP) de Londrina, Suzana Lacerda, foi uma das palestrantes do evento. Em entrevista coletiva, ela afirmou que é de fundamental importância que crianças e idosos tenham condição de reconhecer quando são vítimas de violência.

 

 

Suzana destacou que as vítimas de violência necessitam de acompanhamento para superar os traumas ocasionados pelos crimes sofridos.

 

 

O docente da UEL (Universidade Estadual de Londrina), doutor Renato Mikio Moriya, especialista em Violência contra crianças e adolescentes, palestrou sobre terapia familiar. Em coletiva, ele ressaltou a importância do engajamento tanto da comunidade quanto dos setores de segurança pública, educação e saúde, não só para a prevenção, como também para a proteção das vítimas.

 

 

Detox Digital

Outro assunto abordado durante o seminário foi o projeto Detox Digital Paraná, cuja intenção é alertar a população acerca do uso consciente de tecnologia e os perigos do ambiente virtual. Cineiva Campoli Tono, da Reconecte/Sejuf, palestrou sobre o assunto.

O deputado Cobra Repórter destacou a importância dessa conscientização.

 

 

De acordo com a promotora do MP, Suzana Lacerda, a criança que passa muito tempo utilizando a internet sem monitoramento está exposta a crimes virtuais, como pornografia infantil e indução à auto-mutilação.

 

 

O 1º Seminário Interativo Paraná Consciente também contou com as palestras de Tarcila S. Teixeira, Promotora do MP de Curitiba; João B. Martins, do Conselho Regional de Psicologia; Vera Lucia Siguihiro, docente da UEL; Jorge Nei Neves, do Conselho Estadual do Idoso; e Fernando Fabiano Castellano Junior, da Sejuf.

Reportagem: Daiane Valentin

Fotos: Jésu Campos

 

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

ONU homenageou Ricardo Boechat no Dia Mundial do Rádio

Vestibular 2025 da UEL será realizado nos dias 17 e 18 de novembro

Cobra News (User)

Homem morre após ser mordido no pescoço por cachorro que fugiu durante temporal no Paraná

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais