O Portal do Norte do Paraná
ParanáEventos

Cartilha do Nucria de Londrina será lançada no 1º Seminário Interativo Paraná Consciente

A cartilha “O caminho da proteção”, elaborada pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina (Nucria), será lançada durante o 1º Seminário Interativo Paraná Consciente. O evento será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, na quinta-feira (7), a partir das 8h30.

O material foi idealizado pela delegada do Nucria, Lívia Pini, que será uma das palestrantes do evento, e também pela psicóloga do Nucria, Cristina Fukumori. “Se comparar o primeiro semestre do ano passado com o desse ano, aumentou em cerca de 20% os crimes contra crianças e adolescentes. A maioria é de natureza sexual. Diante desse cenário, precisamos pensar estratégias em conjunto para prevenir esse tipo de crime”, afirmou a delegada.

A cartilha é voltada para o público infantil. Ela explica, de forma bem simples, quais os tipos de violência que a criança pode sofrer e ensina como se defender! Caco, Malu e Bia são os personagens que foram vítimas e conseguiram superar. A Bia, de 12 anos, por exemplo, foi vítima de um senhor que se passava por um adolescente na Internet tentando aliciá-la. “O caminho da proteção” também ensina como combater a violência doméstica, abuso sexual.

“A cartilha será implantada em todas as escolas públicas de Londrina após a capacitação dos professores. Essa é uma das formas que encontramos para tentar prevenir os abusos contra nossas crianças e a participação da educação é fundamental para alcançar a finalidade pretendida. Uma das maneiras que é possível lidar com os casos de abuso de menores é usar conteúdos educativos para facilitar o diálogo. Conteúdos que abordam o tema da prevenção do abuso sexual de maneira leve e didática”, explicou a delegada, Lívia Pini.

Projeto Paraná Consciente

Ações preventivas que envolvam o poder público, sociedade civil organizada, comunidade escolar e os próprios pais das crianças são fundamentais para o enfrentamento deste tipo de crime. Com o objetivo de unir essas forças será lançado, em Londrina, o Projeto Paraná Consciente. A organização é da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD). “Estamos propondo essa parceria objetivando ações conjuntas entre Polícia Civil, o Ministério Público do Estado e a Criai. Entendemos que a união de nossas instituições para organização e promoção conjunta de palestras, cursos, seminários e debates nas mais diversas áreas, é uma ferramenta muito eficaz para a conscientização da população contra, por exemplo, a violência sofrida pelos vulneráveis em questão”, explicou o deputado Cobra Repórter.

O Projeto Paraná Consciente pretende alcançar alunos das escolas públicas e privadas, professores, associação de pais e mestres, conselheiros tutelares, universidades… com foco, inicialmente, na redução dos índices de violência, a evasão escolar, a desestruturação da família e seus efeitos, a desintoxicação pelo uso imoderado de tecnologias.

Veja a programação completa do Seminário:

 

 

Por Criai Paraná

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Detran passa a disponibilizar histórico dos veículos licenciados no Paraná gratuitamente

PF mira suposto grupo criminoso que causou prejuízo de R$ 17 milhões ao INSS no Paraná

Saúde confirma 1.284 novos casos de dengue no Paraná; não há registro de mortes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais