O Portal do Norte do Paraná
Região

Sema recebe 784 denúncias por uso de fogos de artifício em Londrina

A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) de Londrina recebeu 784 denúncias pelo Whatsapp até a tarde de quarta-feira (2), sobre o uso de fogos de artifício barulhentos. Esse foi o primeiro Réveillon depois do decreto que proíbe a utilização de fogos que causam barulho na cidade.

As denúncias estão sendo apuradas e, quando confirmada a irregularidade, a Sema emite autuação com multa no valor de R$ 500. Os recursos provenientes das multas serão encaminhados para o Fupa (Fundo Municipal de Proteção aos Animais), criado em outubro do ano passado pela prefeitura. Será realizado um trabalho educativo utilizando essa verba.

A Guarda Municipal e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) auxiliaram a Sema na fiscalização da venda ilegal de fogos de artifício. A prefeitura pretende dialogar com os comerciantes do setor, pois a lei de proibição não é exclusiva para o Réveillon.

A proibição dos fogos foi uma reivindicação dos defensores dos animais, mas o barulho também é prejudicial a crianças e pessoas com autismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sons com mais de 55 decibéis podem estressar e prejudicar a saúde e acima de 85 decibéis podem levar à perda da audição.

As denúncias sobre uso de fogos podem ser feitas pelo número 153, da Guarda Municipal de Londrina ou na Sema, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelo telefone (43) 3372 4771 e pelo Whatsapp (43) 9 9941 7803.

 

Foto: N.com

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Moradores de 3 estados querem adotar cão maltratado e pendurado em varal

Mulher é presa em mandado de busca com celulares furtados em Marialva

Idoso é preso acusado de estuprar neta de três anos em Arapongas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais