O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretário de Estado da Saúde afirma que Paraná está em “colapso iminente” pela Covid-19

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou em entrevista à RPC TV nesta segunda-feira (22), que o estado está em “colapso iminente” após o crescimento nos casos e internações pela Covid-19.

O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira, aponta que a taxa de ocupação das UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19 na Rede SUS está em 92%. Esse é o maior indicador desde o início da pandemia.

“Momento não é difícil, é crítico. É um colapso iminente. Porque 5% dos leitos de UTI são reservados para os pacientes que estão nas enfermarias e que podem piorar. Então na verdade nós estamos aí com 3% (de ocupação). Todo o esforço para a manutenção e abertura de novos leitos deve ser empreendido neste momento”, explicou Beto Preto.

Devido a esse crescimento, o Governo do Paraná deve emitir novo decreto até esta quarta-feira (24) com duas medidas restritivas contra a Covid-19:

  • Ampliação do horário do toque de recolher (atualmente é da 0h às 5h) e manutenção da proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos nessa faixa de horário;
  • Suspensão das cirurgias eletivas na Rede SUS e avaliação da extensão da medida para a rede privada.

Atualmente o Paraná conta com 612.683 casos confirmados e 11.070 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, sendo novas 14 mortes e 2.078 casos somente nas últimas 24 horas.

Informações: Paraná Portal

Foto: Gilson Abreu/AEN

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paranaense que estava grávida é a primeira vítima da variante delta da Covid-19 no Brasil

Agências do Trabalhador reabrem nesta segunda-feira para pedidos de seguro-desemprego, no Paraná

Número de casos do novo coronavírus no Paraná chega a 67.276 com 1.682 mortes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais