O Portal do Norte do Paraná
Região

Secretaria de Saúde de Rolândia divulga nota sobre caso de gestante que faleceu

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia divulgou uma nota esclarecendo informações sobre o caso de Eronilda Ferreira dos Santos. A nossa equipe publicou uma matéria ontem (23) relatando a morte da mulher, que segundo informações de familiares estava gestante e passou cerca de 20 dias com fortes dores abdominais e com o bebê morto em seu útero. A família, que acredita que houve negligência médica, procurou a nossa equipe para relatar o caso, esperando que a situação fosse esclarecida.

Na nota, a Secretaria afirma que a paciente foi atendida em todos os pontos da rede de atenção à saúde do município (Unidade Básica de Saúde, Pronto Atendimento e Hospital São Rafael), em diferentes momentos.

Ainda de acordo com a secretaria, o resultado de ultrassonografia pélvica (ginecológica) realizada em 02 de julho de 2020 sugeria alterações, mas não indicava a existência de gestação. A Secretaria afirmou também que Eronilda foi assistida pela rede de atenção à saúde e encaminhada ao nível de complexidade terciária para maiores investigações.

Leia a nota, na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia vem a público esclarecer sobre informações que tem circulado nas redes sociais e mídia local, a respeito do óbito de uma possível gestante devido a um aborto retido. Diante da propagação da notícia a Secretaria esclarece:

A paciente, do sexo feminino, possuía 40 anos de idade, foi atendida em todos os pontos da rede de atenção à saúde do município (Unidade Básica de Saúde, Pronto Atendimento e Hospital São Rafael), em diferentes momentos.

Ao procurar os serviços apresentou resultado de ultrassonografia pélvica (ginecológica) realizada em 02 de julho de 2020, a qual sugeria alterações, não se tratando de exame conclusivo, no qual não indicava a existência de gestação. A paciente queixava-se de dor abdominal do tipo cólica, não apresentando sinais e sintomas indicativos ou exames diagnósticos de gestação. Recebeu atendimento médico, realizou exames laboratoriais complementares, tratamentos e encaminhamentos ao serviço terciário, de acordo com a avaliação do caso.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a paciente não possuía diagnóstico ou exames compatíveis com gestação, foi assistida pela rede de atenção à saúde e encaminhada ao nível de complexidade terciária para maiores investigações.

Externamos o mais profundo pesar pelo falecimento da paciente e nos solidarizamos com a família e amigos, neste momento de profunda tristeza.
A Secretaria Municipal de Saúde permanece à disposição para maiores esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

MARISA APARECIDA MENDES FERREIRA

Secretária Municipal de Saúde”

Daiane Valentin

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Receita Federal apreende R$ 1 milhão em produtos no Centro de Distribuição dos Correios

Rolândia registra 90 mortes e quase 3 mil casos de covid-19

Família de gambás é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Rolândia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais