O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Saúde intensifica ações para ampliar cobertura da vacinação contra a gripe

Em continuidade à Campanha de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura de Londrina está promovendo diversas ações para ampliar a cobertura vacinal na cidade. A estratégia visa diminuir a circulação do vírus influenza e, também, prevenir complicações graves derivadas da infecção respiratória, como pneumonia e insuficiência respiratória. Sendo assim, pelos próximos dias, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e entidades parceiras vão estar em diferentes pontos da cidade, aplicando as doses em toda a população com idade a partir de seis meses.

Hoje (3), a biblioteca da Universidade Unopar/Anhanguera Campus Piza estará aberta para fornecer a vacina para a população em geral. O atendimento será realizado das 19h às 21h30, e é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto e o CPF. O endereço é Avenida Paris, 675, Jardim Piza.

Até sexta-feira (6), a SMS vai acompanhar o Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), ofertando a vacinação contra a gripe nestas localidades: distrito de Lerroville na quarta-feira (4), Jardim Santa Rita I na quinta (5), e Conjunto Habitacional União da Vitória na sexta (6). A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), e que conta com participação de outras secretarias e órgãos municipais, fica aberta ao público das 10h às 16h.

Foto: Vivian Honorato/ SMS

Na quinta-feira (5), entre 14h e 16h, a Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML) realiza mais uma edição do “Encontro dos Amigos”, com festival de brindes. A programação do evento inclui a vacinação contra a gripe, com 200 doses disponíveis para todos que estiverem presentes no evento. A sede da AAPML fica na Rua Kozen Igue, 270, Parque Residencial Granville.

A vacinação protege contra três cepas do vírus influenza, inclusive a influenza A. Essa cepa do vírus tem sido a mais predominante entre adultos e idosos internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Londrina.

Foto: Vivian Honorato/ SMS

Por isso, a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, reforçou a necessidade de ampliar a cobertura vacinal, principalmente entre idosos, gestantes e crianças, que são mais suscetíveis a complicações graves. “Vacinar é a principal ferramenta que a população pode utilizar para diminuir a transmissão das doenças. Os baixos índices de cobertura muito nos preocupam e por isso temos intensificado a campanha, com apoio dos nossos parceiros, para que todos tenham acesso à vacina. Além de evitar complicações da gripe, quem se vacina também protege os outros, pois dificulta a circulação do vírus”, explicou.

Outra ação programada para esta semana será no Hospital Vida, que no último fim de semana registrou a aplicação de 240 doses entre pacientes, visitantes e população em geral. Nesta sexta-feira (6), a vacinação contra gripe será feita das 13h às 17h, na unidade da Rua Castro Alves, 747. E no sábado (7), o atendimento será das 9h às 11h, na unidade localizada na Avenida Universo, 92.

Neste sábado (7), durante a edição do Conjunto Lindóia do Programa Orgulho do Meu Bairro, a SMS também participa, juntamente com outras secretarias e órgãos municipais, ofertando as doses contra gripe. O estande para aplicação das doses ficará aberto das 14h às 20h30.

Supermercados – Entre os dias 4 e 10 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde fará aplicação da vacina contra influenza em dez lojas da rede Supermercados Viscardi. O público-alvo da campanha, que inclui toda a população a partir dos 6 meses de vida, pode se dirigir a uma das unidades no horário indicado (cronograma completo abaixo) portando um documento de identificação com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

Além dessas ações especiais de vacinação, as doses contra a gripe também ficam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O horário de atendimento das salas de vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.

Loja Data Horário
Rua Guaporé, 784 Quarta-feira (4) 9h – 11h30
Avenida Bandeirantes, 1.161 Quinta-feira (5) 14h – 16h
Rua Eduardo Benjamin Hosken, 86 Quinta-feira (5) 8h30 – 12h
Avenida Inglaterra, 505 Quinta-feira (5) 10h – 12h
Avenida Higienópolis, 1.674 Sexta-feira (6) 13h30 – 16h
Avenida Winston Churchill, 1.310 Sexta-feira (6) 14h – 18h
Avenida Harry Prochet, 1.225 Sexta-feira (6) 13h45 – 19h30
Rua Guaranis, 782 Sábado (7) 8h – 13h
Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, 1.025 Sábado (7) 8h – 13h 

 

Avenida Duque Caxias, 1.310 Terça-feira (10) 14h – 16h

 

Postagens relacionadas

Em um mês, 30% das indicações de real infrator de trânsito foram realizadas online no Paraná

Cobra News (User)

No Paraná, 17 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento

Cobra News (User)

Prefeito de Florestópolis decreta luto oficial de três dias pela morte de família em acidente na PR -170

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais