O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina inicia divulgação do Boletim sobre síndromes respiratória e gripal

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a divulgação do Boletim Informativo sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG). O boletim será divulgado semanalmente, nos canais de comunicação da Secretaria de Saúde, como o Instagram @saudelondrinaoficial e da Prefeitura @prefeituralondrina, assim como https://blog.londrina.pr.gov.br/.

Imagem: Divulgação

O primeiro é referente à última semana, período de 25 a 31 de maio. De acordo com os dados do boletim, foram registradas 45 notificações relacionadas à SRAG, sendo 26 em adultos e 19 em crianças. Os óbitos relacionados à SRAG, em 2025, somam 64, sendo 11 por Covid-19, dez por influenza, dois por vírus sincicial respiratório (VSR), dois por outros vírus, dois por outros agentes etiológicos, e 37 não foram especificados.

Com relação aos atendimentos relacionados à síndrome gripal, nos serviços de urgência municipais, os dados do boletim apontam que do total de 3.040 atendimentos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), 1.549 estiveram relacionados à SG. Isso representa 50,90% dos atendimentos do PAI no período.  Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Pronto Atendimentos (PAs), do total de 13.107 atendimentos, 2.748 foram relacionados à SG, o que representa 16% dos atendimentos.

O boletim também informa os dados de circulação viral, das unidades sentinelas que fazem a vigilância de vírus Respiratórios. O município de Londrina possui três unidades – PAI, UPA Sabará e Hospital Universitário (HU) – as quais coletam amostras semanalmente e enviam para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), para identificação dos vírus respiratórios circulantes no município.  Os principais vírus identificados no período foram: vírus sincicial respiratório (VSR), adenovírus, rinovírus e influenza A e B. A taxa de positividade foi de 63,60%.

Outra informação divulgada no relatório semanal é sobe a cobertura vacinal de influenza em Londrina, que está em 42,03% no público-alvo (idosos, crianças e gestantes). Somente em idosos, a cobertura vacinal é de 49,28%, em gestantes 21,14%, e em crianças 22,80%. A campanha de vacinação contra a gripe em Londrina está liberada para a população em geral, acima de 6 meses de idade, e disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (SMS) do município.

Foto: Vivian Honorato / Arquivo

A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, informou que hoje, predominantemente, a cidade de Londrina tem a influenza A circulando nos adultos, em especial idosos acima de 60 anos, e o vírus sincicial respiratório (VSR) nas crianças. “Isso é um estado de alerta e de alarme, por isso reforçamos a importância da vacinação que está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses, gratuitamente”, afirmou.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, ressaltou que o Boletim informativo da SRAG fornece informações atualizadas e relevantes sobre a doença, ajudando na conscientização, prevenção e controle da transmissão. “Ele serve para orientar profissionais de saúde, gestores e a população em geral, mantendo todos bem informados sobre os casos, orientações e medidas de cuidado”, disse.

Postagens relacionadas

Homem é flagrado por câmera de segurança ateando fogo em área de mata em Cascavel

Cobra News (User)

Aérea suspende operações em importante cidade do Paraná e outras 13

Cobra News (User)

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais