O Portal do Norte do Paraná
Região

Saúde de Primeiro de Maio presta esclarecimentos sobre reclamação de falta de soro escorpiônico

Na semana passada, uma moradora do município de Primeiro de Maio enviou uma reclamação à nossa equipe de reportagem, relatando que foi picada por um escorpião e que, ao procurar atendimento médico no Hospital Municipal, não teria recebido a aplicação do soro escorpiônico.

A Secretaria Municipal de Saúde de Primeiro de Maio enviou à nossa equipe uma nota de esclarecimento acerca da reclamação da paciente. De acordo com a nota, ela recebeu o atendimento conforme orientação do Centro de Intoxicação do Hospital Universitário (HU) de Londrina para os casos de picada de animais peçonhentos – administração de medicamentos analgésicos, avaliação clínica e observação por um período de 6 horas.

“Após as 6 horas de observação, caso o paciente não tenha apresentado nenhum tipo de piora do quadro, ou seja, esteja com os sinais vitais estáveis, sem alterações que possam ser classificadas como complicação do caso, recebem alta com orientação de retorno precoce à unidade hospitalar caso se julgue necessário, além de medicações analgésicas via oral”, afirma a nota.

A Secretaria também explica, no comunicado, que o Hospital Municipal de Primeiro de Maio não possui autorização para armazenar o soro escorpiônico, por determinação da 17ª Regional de Saúde. “(…) Cada Regional de Saúde distribui estrategicamente o soro escorpiônico, e por motivos de logística e técnica, o Hospital Universitário de Londrina foi escolhido para armazenar o estoque de soro e atender os 21 municípios que compõe a 17ª Regional de Saúde (…)”, esclarece a nota.

Leia, na íntegra, a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Primeiro de Maio:

 

 

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Londrina (CIATox-Londrina) enviou uma nota à Secretaria Municipal de Saúde de Primeiro de Maio prestando informações e orientações acerca dos procedimentos em casos de picada de animais peçonhetos, além de esclarecer que o armazenamento do soro escorpiônico encontra-se no Hospital Universitário de Londrina.

Veja a nota do HU:

 

 

A equipe de reportagem do Portal Cobra News agradece à disposição da equipe da Secretaria de Saúde de Primeiro de Maio em nos procurar para prestar esclarecimentos. Estamos à disposição tanto de moradores quanto de órgãos públicos, visando levar informação, orientação e prestação de serviços aos nossos leitores e aos ouvintes da Rádio Cultura AM 930.

 

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Hoje termina prazo para reformas e construções nos cemitérios de Rolândia

Sentença do caso da falsa enfermeira de Apucarana deve sair em 30 dias

Mulher é presa com botijões de gás furtados em Apucarana

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais