O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Proibição de crianças em mercados e do consumo de bebidas alcoólicas; Ratinho antecipa decreto a prefeitos

O governador do Paraná, Ratinho Junior, antecipou aos prefeitos da região metropolitana de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (17), um novo decreto para os municípios da macrorregião, que deverá valer a partir de sexta-feira (19). Mudanças no horário de empresas, comércios e shoppings, além da proibição de crianças em mercados e do consumo* de bebidas alcoólicas nas ruas, a partir das 22h, estão entre as medidas que devem ser tomadas.

*Embora durante a reunião o governador fale na venda, o decreto deverá apenas proibir o consumo.

Ratinho Junior falou durante reunião do Fórum Metropolitano de Saúde, ao qual a Banda B teve acesso. A organização do evento foi feita pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), com o comando do presidente da entidade e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack. No início do discurso, o governador salientou que o momento é o mais crítico em Curitiba e região metropolitana e também em Cascavel, com isso o decreto deverá valer para estas regiões.

“O que temos visto nos últimos dias é que as pessoas, por ainda se ter leitos e por termos uma situação muito melhor no começo em comparação a outros estados, têm relaxado: são idosos saindo na rua, pessoas passeando com crianças em mercado e assim vai. Vamos estabelecer regras para os comércios e também a questão da abertura de shoppings aos fins de semanas”, descreveu o governador.

Outro ponto de destaque foi o transporte coletivo, que tem causado aglomerações em Curitiba e região metropolitana. “É o maior local de aglomeração que temos hoje e é o nosso principal desafio. Não dá para todo mundo sair junto às 6h para trabalhar. A intenção é evitar que as pessoas saiam no mesmo horário, por isso vamos definir novas regras a empresas de terceirizados, por exemplo. Outro ponto é que no fim de de semana não é possível os shoppings ficarem abertos”, disse.

O governador confirmou ainda a proibição da venda de bebidas alcoólicas em Curitiba e região metropolitana. “A partir das 22h não haverá mais o consumo de bebida alcoólica, porque além da aglomeração tem a questão dos acidentes de trânsito. O pessoal enche a cara de cachaça e vai ocupar o nosso leito de UTI. Haverá a ajuda da Guarda Municipal e Polícia Militar para fazer a fiscalização disso”, afirmou.

Por fim, Ratinho Junior pediu que os municípios trabalhem em conjunto após o decreto. “Não adianta apresentar a solução se as cidades não tomarem uma decisão conjunta, onde todos de forma colegiado tomem essas medidas”, concluiu.

Informações e foto: Portal Banda B

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

No Paraná, vestibular dos Povos Indígenas será disputado por 750 candidatos

Paraná receberá 649.420 doses de vacinas contra Covid-19 nesta semana

Paraná recebe mais 641 mil vacinas bivalentes contra a Covid-19 para grupos prioritários

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais