O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Reforma administrativa nas universidades estaduais é suspensa pelo Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Paraná suspendeu a reforma administrativa nas universidades estaduais após mais de um ano de negociações.

O problema começou ainda em 2009, com a lei que criou cargos para as instituições de ensino, mas não considerou os hospitais universitários como parte delas. Diante da insegurança jurídica, em 2018 houve uma tentativa de retomar a discussão. Mas o processo só voltou à pauta, efetivamente, em 2019, já no Governo Ratinho Junior.

Foram alguns meses até que a proposta final acabasse aprovada pelas partes envolvidas, fosse votada em dois turnos na Assembleia e, enfim, sancionada pelo Governador Ratinho Junior, o que ocorreu há menos de um mês.

Apesar da perda de cargos na universidade, o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, diz que todos fizeram concessões, e que, ao final, a proposta aprovada, além de atender as necessidades das instituições, trazia estabilidade administrativa e segurança jurídica, por ter normas mais claras. Carvalho afirma que a decisão do Tribunal de Contas pegou todos de surpresa e criou um vácuo legislativo.

O reitor explica que na decisão o Tribunal de Contas apontou que a lei criou cargos que não estavam previstos no orçamento e ainda que não traria economia de recursos aos cofres públicos.

Sérgio Carvalho afirma que ainda não sabe como a próxima folha salarial vai ser paga. Ressalta que qualquer questionamento é natural, mas diz também que o interesse público deveria se impor nesse momento de pandemia.

Entre as mudanças estabelecidas pela lei está o corte de quase 400 cargos. Só na UEL um total de 289 devem ser extintos, 25 deles no HU.

Fonte: CBN Londrina

Foto: Divulgação

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Motorista de aplicativo que xingou passageira de “preta” e “escrava” confessa injúria e pede desculpas

Ceasa de Londrina estará aberta na sexta-feira, dia do feriado municipal

Governo renova decreto de medidas de enfrentamento à Covid-19 por mais 15 dias

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais