O Portal do Norte do Paraná
Região

Programa Escola Segura chega a mais cinco escolas em Londrina

Mais cinco escolas estaduais de Londrina foram contempladas pelo programa Escola Segura. Com isso, o município já soma 21 escolas beneficiadas e 40 policiais presentes nas instituições. Desenvolvido pelo Governo do Paraná, o programa prevê a presença de policiais militares da reserva remunerada nas escolas estaduais, em dois turno.  Em todo o Estado, até o momento, são 31 escolas contempladas, com a atuação de 60 PMs em Londrina e Foz do Iguaçu. O programa terá lançamento oficial na Região Metropolitana de Curitiba no próximo dia 11 de setembro.

Em Londrina, após a capacitação oferecida em parceria pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), os Policiais Militares da reserva já iniciaram os trabalhos nos novos colégios. A capacitação prevê palestras e orientações para os policiais e também para os diretores das escolas, sobre as atribuições de cada um no ambiente escolar e a maneira ideal de resolver possíveis conflitos.

No Colégio Polivalente, a adesão ao programa foi um apelo da comunidade, principalmente dos pais de alunos. Eliane Cipriano, mãe de aluno e presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários, conta que a maior preocupação era a presença de pessoas estranhas no entorno da instituição, o que exigia que alguém sempre acompanhasse o estudante de 13 anos.

Com o apoio de outros pais, Eliane sugeriu que a direção do colégio fizesse a inscrição no Escola Segura. Hoje, com o trabalho já iniciado, ela avalia que a sensação de segurança da comunidade escolar aumentou. “Essa atenção do Governo à segurança escolar é muito importante. Meu filho conta que o ambiente melhorou muito. O resultado na escola foi imediato, hoje fico tranquila em saber que ele está na escola e que tem alguém que está lá para cuidar dos alunos e funcionários. A prevenção é sempre melhor”, avalia.

Integração

Localizado no bairro Jardim Santa Rita, o Polivalente atende 1.400 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico e agora conta com dois policiais militares presentes nos três turnos. Segundo o diretor da escola, Antônio de Camargo, a relação entre os policiais, professores e funcionários e estudantes tem sido tranquila e já é possível perceber a melhora no clima escolar.

“Não tem mais gente estranha aqui na porta do colégio e nem nos arredores. O número de reclamações também caiu. É um programa que vem em boa hora. O clima na escola está melhor. A gente vai poder se dedicar aos projetos pedagógicos, ter mais tempo para isso, que é o que realmente importa”, conta.

Experiência

De segunda a sexta-feira, em horários alternados, o Cabo Agnaldo Monteiro trabalha no Polivalente. Aos 49 anos, a vontade de colocar a farda outra vez falou mais alto para o policial que tem no currículo uma boa experiência com estudantes. É que antes de se aposentar, Agnaldo atuou por quatro anos no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e atendeu chamados em várias escolas de Londrina.

A possibilidade de atuar em um único local e ajudar a comunidade escolar foi fundamental para o PM retomar o ofício que, neste caso em especial, exige uma preparação a mais. “Trabalhamos com todas as faixas etárias, desde o Ensino Fundamental até o Técnico. Eu acredito que tem que gostar, tem que saber lidar com pessoas tão diferentes. Na nossa profissão, a gente aprende a lidar com todo tipo de gente, mas no colégio muda, tem que ter mais tato. Você tem que ter o perfil”, explica o policial.

Ele vê o Escola Segura como um programa atrativo e capaz de estabelecer uma relação harmoniosa entre militares, equipes pedagógicas, alunos e funcionários. “A gente quer resultado. Queremos que, com a nossa presença no colégio, as pessoas se sintam mais seguras para estudar”, conclui.

A decisão de aderir ao programa é da direção de cada escola e da comunidade escolar. Em seguida, a Secretaria da Educação e do Esporte faz a seleção das escolas participantes do projeto-piloto, que está na segunda etapa. Para essa seleção são considerados critérios técnicos como localização, número de estudantes matriculados e a quantidade de turnos.  Para atuar no programa Escola Segura, os policiais passam por exames psicológicos, físicos e tem o histórico-social pessoal analisado.

Fonte: AEN

Foto: Divulgação/SEED

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Homem morre após ataque de abelhas em Cambé

Cobra News (User)

700 carnês de IPTU foram devolvidos pelos Correios em Rolândia

Após tromba d’água, búfalos são arrastados e família fica ilhada no norte do PR

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais